20 de julho de 2020

Observatório do Coronavírus #170

Vacina da Universidade de Oxford se mostra segura e gera resposta imune contra coronavírus.

Foto de capa: Getty

A vacina da Universidade de Oxford desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica anglo-sueca AstraZeneca teve bons resultados contra o novo coronavírus, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira na revista científica The Lancet.

O estudo foi do tipo randômico, com grupo de controle (que recebeu uma vacina de meningite) e cego (no qual os voluntários não sabem qual medicamento foi administrado), e realizado com cerca de 1.077 pessoas saudáveis. Os resultados são das fases 1 e 2 da vacina.

Foto: Sean Elias/Reuters

Pesquisadores chineses anunciaram hoje que a vacina contra a Covid-19 da chinesa CanSino Biologics também é segura e induz resposta imune, de acordo com testes preliminares.

Os autores afirmam que é importante ressaltar que nenhum participante foi exposto ao vírus Sars-CoV-2 após a vacinação, portanto, não é possível para este estudo determinar se essa candidata à vacina protege efetivamente contra a infecção por Sars-CoV-2 no ambiente.

Foto: Alexandre Schneider/Getty

O Brasil chegou às 70 mil mortes por covid-19 notificadas Ministério da Saúde no dia 10 de julho. Este marco, no entanto, pode ter sido atingido muitos dias antes. A causa é a diferença entre a data em que a morte aconteceu e o dia em que ela foi anunciada oficialmente. Ao comparar dados dos registros de ocorrências das mortes com as notificações feitas pelo ministério e pelas secretarias da saúde estaduais e municipais, o UOL descobriu que os marcos de óbitos estão sendo divulgados pelo governo com pelo menos 10 mil mortes de atraso. Os dados oficiais são apurados pelas autoridades de saúde locais e consolidados por Brasília em nível nacional.

Foto: Geraldo Bubniak / AGB

Em alerta laranja para Covid-19, a cidade de Curitiba pode entrar no nível máximo de restrição de circulação, que é o alerta vermelho. Segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, o número elevado dos chamados casos ativos, é um sinal preocupante.

Se os índices se mantiverem, a cidade pode adotar medidas extremas para a restrição da circulação de pessoas. É o temido alerta vermelho, conhecido também como lockdown. A secretaria reforça ainda para que as pessoas que estão circulando evitem contato com parentes ou amigos que estão nos grupos de risco.

Alguns cinemas nas cidades chinesas de Xangai e Chengdu reabriram nesta segunda-feira, após passarem seis meses fechados, aumentando a esperança de que o segundo maior mercado de filmes do mundo possa começar a se recuperar de perdas dolorosas devido à pandemia de coronavírus. Autoridades chinesas disseram na semana passada que permitiriam que os cinemas em áreas de baixo risco retomassem as operações de maneira restrita, uma notícia muito esperada pela indústria do entretenimento.

ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL

O gráfico oficial mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o número casos acumulados de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil chega aos 23 mil em apenas 24 horas, em comparação com a avaliação feita no dia anterior. No site é possível ver também o número de óbitos e de pessoas recuperadas da COVID-19.
O panorama geral feito pela Universidade John Hopkins, dos EUA, mostra que foram identificados mais de 167 mil novos casos de infectados pelo coronavírus no mundo em apenas 24 horas. EUA lideram os rankings de confirmados, seguido pelo Brasil, com mais de 1,1 milhão casos. Em relação ao número de óbitos, o Brasil ocupa atualmente o 2º lugar no ranking mundial, com mais de 53 mil óbitos.

FAKE NEWS

Diariamente o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #134

Pesquisador brasileiro ganha bolsa para estudar novo coronavírus nos EUA; Governo federal recebe doação chinesa de 6,7 milhões de máscaras N95

Observatório do Coronavírus #192

Manaus é a 1ª capital brasileira a reabrir escolas da rede pública. Especialistas aconselham sistema misto de aulas virtuais e presenciais.

Observatório do Coronavírus #143

Governo de SP anuncia retomada das aulas presenciais em setembro com rodízio de alunos. China coloca em operação laboratórios infláveis móveis que podem realizar 30 mil testes de COVID-19 por dia.