4 de setembro de 2020

Observatório do Coronavírus #216

Brasil atinge a marca de 4 milhões de casos de coronavírus. Número de óbitos pela COVID-19 se aproxima dos 125 mil.

Foto de capa: Christophe Archambault/AFP

O Brasil atingiu pouco mais de 4 milhões de casos acumulados de covid-19, segundo informa o balanço do Ministério da Saúde divulgado hoje. Desde o início da pandemia, 4.041.638 pessoas foram infectadas com o coronavírus. Entre ontem e hoje, as secretarias de saúde acrescentaram às estatísticas 43.773 novos pacientes diagnosticados com a doença. Ontem o sistema de dados sobre a pandemia trazia 3.997.865 casos desde o início da pandemia.

Ainda conforme a atualização, a pandemia do novo coronavírus é responsável por 124.614 mortes. Nas últimas 24 horas, foram registrados 834 novos óbitos em decorrência da doença.

O boletim informa também que a taxa de recuperados aumentou, e já passa de 80% do número total de vítimas. O Brasil registra 3.247.610 pacientes recuperados – 80,4% do total de infectados. Outras 669.414 pessoas ainda estão sob cuidados médicos e são consideradas casos em acompanhamento.

O governador de São Paulo, João Doria, fez um apelo à população na véspera do início do feriado prolongado que se seguirá ao final de semana, com a comemoração do Dia da Independência na segunda (07). Doria reforçou o pedido contra aglomerações e também pelo uso obrigatório de máscaras por causa da pandemia do novo coronavírus.

Foto: Rahel Patrasso/Reuters

O governo de São Paulo atualizou a classificação das regiões no plano de reabertura gradual das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus e anunciou o avanço de cinco regiões e o retrocesso de uma. Com isso, 95% da população do estado está na fase amarela de classificação do plano, a qual permite o funcionamento de bares, restaurantes, comércio e outras atividades não essenciais. O governo também prorrogou a quarentena pela décima vez e o estado segue sob restrições até o dia 19 de setembro.

Foto: Oxford University/Reuters

Os testes clínicos internacionais da fase 3 de quatro vacinas chinesas contra COVID-19 chamaram a atenção do Ocidente. Citando a Comissão Nacional de Saúde da China, o Financial Times e o The New York Times noticiaram o avanço dos testes, acompanhando o mais recente desenvolvimento da pesquisa de vacinas contra o novo coronavírus.

Os ensaios clínicos de fase 3 geralmente envolvem milhares de pessoas para verificar a segurança e eficácia do retroviral, e são fundamentais para sua aprovação no mercado. Como a epidemia foi controlada na China, o país não tem mais condições para ensaios clínicos em larga escala, então todos os ensaios de fase 3 estão sendo realizados no exterior.

Foto: Wikimedia Commons

Uma equipe da Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg, na Alemanha, organizou um show com cerca de 1.400 voluntários na plateia para estudar o risco de infecção pelo novo coronavírus oferecido em grandes eventos realizados em locais fechados. Segundo reportagem do jornal The New York Times, o experimento foi realizado no dia 22 de agosto na Quarterback Immobilien Arena, em Leipzig, na Alemanha, e o show ficou a cargo do cantor pop Tim Bendzko.

Segundo o cientista, os resultados do estudo, patrocinado pelos estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt, devem ficar prontos em outubro. Com a conclusão, a equipe espera determinar quais elementos de grandes eventos como este representam maior risco de transmissão.

ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS EM TEMPO REAL

O gráfico oficial mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o número casos acumulados de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil chega aos 43 mil em apenas 24 horas, em comparação com a avaliação feita no dia anterior. No site é possível ver também o número de óbitos e de pessoas recuperadas da COVID-19.
O panorama geral feito pela Universidade John Hopkins, dos EUA, mostra que foram identificados mais de 267 mil novos casos de infectados pelo coronavírus no mundo em apenas 24 horas. EUA lideram os rankings de confirmados, seguido pelo Brasil, com mais de 3,5 milhões de casos. Em relação ao número de óbitos, o Brasil ocupa atualmente o 2º lugar no ranking mundial, com quase 113 mil óbitos.

FAKE NEWS

Diariamente, o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira:

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #169

Hospital das Clínicas da USP investiga casos de reinfecção por coronavírus em brasileiros. No G20, Brasil diz que medidas contra pandemia são 10% do PIB.

Foto: Estadão

Observatório do Coronavírus #103

Ministro da Saúde do Brasil pede demissão antes de completar 1 mês no cargo; SP começa testagem ampliada para integrantes de forças de segurança