19 de maio de 2021

Observatório do Coronavírus #317

Seis redes sociais famosas no Brasil firmaram uma parceria para conscientizar os usuários aqui no país sobre as medidas de prevenção contra a Covid-19. O movimento recebeu a hashtag #EuMeCuido e foi lançado nessa quarta-feira. Ele reúne Facebook, Instagram, TikTok, Twitch, Twitter e YouTube. A ideia é inspirar as pessoas a compartilharem suas experiências de cuidado contra a doença.
Já no campo do tratamento, pesquisadores da Universidade de Griffith, na Austrália, e do centro de pesquisas americano City of Hope criaram uma nova terapia antiviral que impede a replicação do novo coronavírus no organismo. Os testes por enquanto foram feitos aoenas em animais. Mas os cientistas já celebram o que pode ser um tratamento. A terapia usada reduziu 99,9% das partículas do vírus nos pulmões de ratos. É possível que o tratamento funcione contra outros tipos de coronavírus. A tecnologia utilizada é inovadora e envolve RNA silenciador de genes (siRNA) para atacar diretamente o genoma do vírus, impedindo a replicação.
No campo da prevenção, a prefeitura de São Paulo iniciou um novo estudo sorológico para identificar a circulação de variantes de coronavírus na capital. As medidas foram agilizadas nesta terça-feira depois da identificação da cepa indiana em um navio atracado no Maranhão. No Rio Grande do Sul também há preocupação em relação a essa cepa, já identificada na Argentina.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas