13 set 2021

Observatório do Coronavírus #362

Vacinação: 72,7 milhões de brasileiros estão totalmente imunizados contra a covid

BRASIL

Mais de um terço da população brasileira com esquema vacinal completo

O Brasil alcançou neste domingo (12) a marca de 34,08% da população com a imunização completa. Isso equivale a 72,7 milhões de pessoas que tomaram dose única ou as duas doses, dependendo da vacina.

O levantamento foi divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa, com base nos dados oficiais das secretarias estaduais de saúde. Nos últimos dias, a média é de 804 mil pessoas vacinadas, incluindo as cerca de 66 mil que tomaram doses de reforço.

SÃO PAULO

São Paulo estuda aplicar quarta dose de vacina em transplantados

Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo anunciou que estuda  a possibilidade de aplicação de uma quarta dose de vacina contra a covid-19 em pessoas transplantadas.

Segundo os dados levantados, a resposta imune apresentada por pacientes transplantados é bem mais baixa do que na população em geral. Um estudo feito com 12 mil transplantados apontou que 21% deles tiveram covid-19. Um em cada quatro desses pacientes transplantados positivos para a covid-19 morreu por causa da doença.

Eloísa Bonfá, diretora do Hospital das Clínicas explica que isso gerou a proposta de fazer reforço com uma quarta dose.

MUNDO

OMS acredita que Covid será doença endêmica  

O diretor da OMS na Europa não se mostrou otimista sobre a possibilidade de a vacinação em massa deter sozinha a pandemia de covid-19. A conclusão é resultado da análise das variantes, que reduziram a perspectiva de uma imunidade coletiva.

A probabilidade de que a doença continue sendo endêmica é cada vez maior. Por isso, Hans Kluge pediu em coletiva de imprensa para os países adaptem suas estratégias de vacinação, especialmente no que diz respeito às doses de reforço.

Kluge explicou que a OMS entende que “a covid continuará sofrendo mutações e permanecerá entre nós, como a gripe, então devemos prever como adaptar progressivamente a nossa estratégia de vacinação contra a transmissão endêmica, e adquirir conhecimentos muito valiosos sobre o impacto das doses adicionais”.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #318

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, confirmou que o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), insumo fundamental para a produção de vacinas, chegará ao Brasil