22 de novembro de 2019

Presidente do Brasil anuncia isenção de vistos para chineses no país

Declaração foi feita durante visita de Jair Bolsonaro à China e tem como objetivo estimular o turismo e os negócios entre os dois países

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou a isenção dos pedidos de visto para a entrada de chineses no Brasil. A declaração foi feita em sua mais recente visita à China. A medida ainda não tem data para entrar em vigor e nem reciprocidade garantida. O objetivo é promover o turismo e fortalecer os negócios. “Anunciamos há pouco que vamos, o mais rápido possível, seguindo a legislação, isentar o turista chinês de visto para adentrar ao Brasil”, disse Bolsonaro em Pequim. “Vamos ver os passos que seriam necessários… Seria uma medida grande, dada a demanda que certamente vai gerar”, ponderou o chanceler Ernesto Araújo.

Segundo dados da Embratur, cerca de 141 milhões de chineses viajam pelo mundo todos os anos. Cerca de 60 mil visitam o Brasil anualmente. O presidente da entidade, Gilson Machado Neto, declara que a medida aumentará o turismo pelo país. “É um passo importantíssimo para o nosso projeto de expandir o número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Vimos o sucesso que a isenção teve em outros países como os Estados Unidos, por exemplo.”

Durante a XI Cúpula dos BRICS realizada em Brasília/DF, os representantes de cada país criticaram o crescimento de medidas protecionistas pelo mundo. O presidente da China, Xi Jinping, destacou a abertura do mercado chinês e enfatizou a necessidade do fortalecimento das relações entre os países. Thomas Law, presidente do Ibrachina, participou do evento de abertura do fórum ao lado de autoridades nacionais e internacionais.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas