5 de março de 2021

Programa “Legal Talks” é lançado por Ibrachina e analisa questões jurídicas com autoridades do Poder Judiciário

Objetivo é promover análises sobre as decisões do TST, STJ e STF que impactam a sociedade brasileira

O Instituto SocioCultural Brasil China – Ibrachina, a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras – APECC e a Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (CEBRAONU), da OAB Federal, se uniram para o lançamento de um novo programa: o Legal Talks.

Durante o ano de 2021 o Legal Talks realizará uma série de debates sobre as decisões jurídicas mais atuais e importantes para o Brasil envolvendo o Tribunal Superior do Trabalho – TST, o Superior Tribunal de Justiça – STJ e o Supremo Tribunal Federal – STF. O programa terá como convidados especialistas, autoridades, ministros, juristas e membros da sociedade acadêmica.

O Legal Talks tem a coordenação do Dr. Guilherme Caputo Bastos, Ministro do TST e presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo – ANDD;  do Dr. Paulo Feuz, professor da PUC-SP; e do Dr. Thomas Law, presidente do Ibrachina e da CEBRAONU. “Vamos procurar trazer os temas mais atuais e candentes hoje nos tribunais do país”, destaca Caputo.

“Esta iniciativa busca promover a reflexão sobre as decisões dos tribunais que afetam as vidas de todos os brasileiros. Todos ganham quando o debate é ampliado para além dos tribunais, onde podemos abordar questões que podem ser melhor aprofundadas sobre aspectos jurídicos que levaram a uma determinada posição da corte”, afirma Thomas Law.

“Além de falar de forma acadêmica sobre os temas, os convidados responderão perguntas para que possamos esclarecer as dúvidas a respeito dos assuntos que trabalhamos em nosso dia a dia”, explica Feuz.

OS PROGRAMAS

O primeiro programa estreia no dia 11 de março, às 20:00, no canal do Ibrachina no YouTube (https://www.youtube.com/c/IbrachinaOficial). Terá como convidado o Ministro do TST, Dr. Alexandre Luiz Ramos. O tema é “Vacinação contra Covid-19 e Demissão por Justa Causa”.

A programação será quinzenal, seguindo o cronograma:

25 de Março

Tema: Conselho Nacional de Justiça e o Covid-19

Convidado: Ministro Emannoel Pereira, do TST.

8 de Abril

Tema: Atualização dos Débitos Trabalhistas

Convidado: Ministro Ives Gandra

Estão previstos mais seis programas nas seguintes datas:

22 de Abril

6 de Maio

20 de Maio

03 de Junho

17 de Junho

Os temas e convidados serão divulgados oportunamente.

SOBRE O CONVIDADO

Alexandre Luiz Ramos nasceu em 24 de dezembro de 1967. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1992. Em 1993, passou no concurso público para juiz substituto da 12ª Região da Justiça do Trabalho (Santa Catarina). Em 1998, foi promovido a Juiz Presidente da então Junta de Conciliação e Julgamento de Xanxerê. Como Juiz Titular também atuou nas comarcas de Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis.

Em 12 de dezembro de 2016, tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, onde já atuava por convocações intermitentes desde 2007.

No currículo acadêmico possui mestrado e doutorado em Direito do Trabalho, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde foi Professor Adjunto, de 1995 a 2003. É autor de livros e artigos científicos.

Como gestor estratégico e de metas do TRT-SC, coordenou o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no Comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça, conforme Ato CSJT.GP.SG nº 298, de 21 de outubro de 2014 até março de 2016.

Tomou posse no cargo de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho em 04 de abril de 2018, em vaga destinada à magistratura de carreira, decorrente da aposentadoria do Ministro João Oreste Dalazen.

Integra o Órgão Especial, a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SbDI I) e a Quarta Turma.

SERVIÇO

O quê: Programa Legal Talks

Quando: estreia dia 11 de março de 2020, às 20:00

Tema: “Vacinação contra Covid-19 e Demissão por Justa Causa”.

Convidado: Dr. Alexandre Luiz Ramos, Ministro do TST.

Transmissão: https://www.youtube.com/c/IbrachinaOficial

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Notícias relacionadas

Observatório do Coronavírus #195

Brasil se ausenta de reunião na qual China anuncia R$5 bilhões para vacinação na América Latina. Especialistas afirmam que país mantém platô de óbitos por COVID-19 desde maio.