A China não é o único país que comemora o Dia do Professor. Na verdade, quase todas as nações do mundo celebram em alguma data o papel do educador.

Contudo, devido à importância tradicional da educação na China, o 10 de setembro é uma data especialmente significativa, que simboliza o profundo respeito que a sociedade chinesa tem pelos educadores.

A tradição nesta data comemorativa é as escolas realizarem cerimônias em homenagem a professores que lembram os antigos rituais confucionistas. Os professores também costumam receber presentes dos diretores, pais, alunos atuais e até ex-alunos.

Um pouco de história

A primeira celebração que lembra o Dia do Professor moderno ocorreu há mais de 2.000 anos, durante a dinastia Han (202 aC-220 dC). Naquela época, as festividades para homenagear os professores geralmente ocorriam no dia 27 do oitavo mês lunar, data que tradicionalmente lembra o aniversário de Confúcio, o educador e filósofo mais influente da China.

Confúcio (551-479 aC) nasceu numa família que pertencia a uma classe média de pequena nobreza chamada ‘shì’. Naquela época, a educação formal era disponibilizada apenas para crianças de famílias de elite e consistia em um currículo nas seis artes: rituais, música, tiro com arco, condução de carruagem, alfabetização e matemática. s

As ideias de Confúcio sobre educação tiveram um grande impacto na sociedade chinesa desde os tempos antigos. Na vida adulta, ele rapidamente conquistou a reputação de educador habilidoso e conselheiro justo. Além de servir como Ministro em seu estado natal, Lu, dedicou sua vida a educar outras pessoas, estabelecendo academias privadas que se concentravam na ideologia confucionista e eram acessíveis a alunos de todas as classes sociais.

“Nunca me cansei de aprender, nem me cansei de ensinar aos outros o que aprendi”, declarou Confúcio em sua obra mais conhecida, Os Analectos. O sábio acreditava na importância da educação no nível individual e coletivo e ensinava que a construção de sociedades efetivas dependia do acúmulo de conhecimento pelos indivíduos.

Compartilhar.