O Dia Mundial do Habitat é comemorado anualmente na primeira segunda-feira de outubro. A data foi instituída em 1985 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para a ONU, habitat designa “o lugar onde vivemos e onde temos acesso aos elementos essenciais para nossa sobrevivência, como a água, ar e alimento”. O objetivo dessa data é gerar uma reflexão sobre o estado de nossas cidades, o acesso à moradia adequada e como preparar o habitat para as gerações futuras.
Conforme o IBGE, o Brasil tem mais de 5 milhões de moradias irregulares. São milhões de famílias vivendo em favelas, invasões, comunidades, vilas, loteamentos irregulares e afins, sem acesso a serviços públicos essenciais, como o saneamento básico e eletricidade.
A luta contra a pobreza e por melhores condições de vida para todos é uma prioridade global urgente. Esse é um dos pontos centrais da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Ibrachina tem um compromisso público com a divulgação da Agenda 2030 no Brasil e tem promovido ações para acelerar sua implementação. O presidente do Ibrachina, Thomas Law, também preside a Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (CEBRAONU) da OAB Nacional.
Além disso, Law também publicou artigos sobre os ODS e reuniu-se com representantes da UNESCO, onde o tema foi abordado, além de apoiar o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil.
Ao mesmo tempo, o Ibrachina promove a ampla adoção das tecnologias de smart cities para melhoria do habitat, em especial nas grandes cidades. Nesse sentido, criou o Ibrachina Smart City Council e realiza eventos como os Smart City Sessions, além de promover os Challenges, competições de startups, dando ênfase nas soluções que auxiliam na melhoria das condições de vida da população.
Também é digno de nota que o Ibrachina é promotor das práticas de ESG no Brasil, tendo realizado recentemente o 1º Congresso Internacional de ESG para Cidades onde foi debatida caminhos para melhorias das condições no habitat brasileiro.