Na China, o dia 11 de novembro ficou conhecido como “dia dos solteiros”, numa associação com os números que compõem a data (11.11). Eles representariam quatro pessoas solteiras uma ao lado da outra.
Chamado de Guanggun Jie em chinês, foi criado em 1993 por estudantes da Universidade de Nanquim, como uma espécie de resposta ao Dia dos Namorados. Acabou se popularizando e tornou-se um festival de entretenimento na China para celebrar a solterice.
Por iniciativa da plataforma de compras Alibaba, desde 2009 a data passou a ser um dia para grandes descontos aos solteiros que queriam se presentear. Desde então, o Dia dos Solteiros tem crescido em importância e tornou-se a principal data comercial na China e uma das maiores do mundo. Em 2021, a data movimentou US$ 139 bilhões em vendas na China. O valor comercializado já ultrapassa a Black Friday e a Cyber Monday somados nos EUA, por exemplo.
Nos últimos anos também chegou ao Brasil, principalmente pelas promoções de sites chineses. Pela proximidade das datas, acaba sendo uma espécie de “esquenta” para a Black Friday, celebrado por volta do dia 25 de novembro.
Assim como ocorreu com a norte-americana Black Friday, algumas redes varejistas do Brasil estão adotando o Dia dos Solteiros como uma oportunidade para oferecer descontos e aumentar as vendas. Uma das estratégias usada nessa data na China e que ganhou adeptos no Brasil são as lives pelas redes sociais anunciando as melhores ofertas, intercaladas com apresentações musicais.
De acordo com Yan Di, diretor regional da AliExpress, a tendência é que essa data continue se popularizando com vendas sobretudo no e-commerce, pois o Brasil é o 4º maior país do mundo em número de pessoas conectadas à internet”.