O projeto Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club promove a exibição de um filme chinês mensalmente. A curadoria é de Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP.
Os longas são apresentados no espaço de eventos do Ibrawork, na Rua Augusta, 1917 – 6º Andar.
No dia 18 de maio, às 19:00, será a vez de “O Sonho Azul”, drama histórico dirigido por Zhuangzhuang Tian.
A entrada é franca, sendo necessário apenas retirar os ingressos pela plataforma Sympla.
Após a exibição, a curadora Cecília Mello baterá um papo com a plateia, destacando elementos culturais do filme, seu significado e também responderá perguntas.
Sobre o filme
O Sonho Azul (蓝风筝, Lan Feng Zheng) é uma produção de 1993. O filme venceu o Grand Prix do Festival Internacional de Cinema de Tóquio e o prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema do Hawai, ambos no ano de lançamento.
O drama histórico dirigido por Zhuangzhuang Tian, com roteiro de Xiao Mao, conta a história de Tietou (Wenyao Zhang/Xiaoman Chen) e sua família. Eles vivem em um período de grandes mudanças no regime de Mao Tse-tung (1893-1976), como o Grande Salto para a Frente (de 58 a 60) e a Revolução Cultural (a partir de 66) na China.
Um dia, o pai de Tietou, um bibliotecário, é tachado de reacionário durante uma reunião de funcionários da biblioteca. Como resultado, é banido para uma fazenda coletiva de “reeducação”, o que vai causar uma mudança radical no destino dele e de sua família.
O diretor Zhuangzhuang integra a chamada “quinta geração do cinema chinês”. A categoria designava, a partir dos anos 1980, a quinta turma formada pela Academia de Cinema de Beijing desde 1949 (ano da Revolução Cultural no país) e também reunia os então promissores Chen Kaige (de “Adeus Minha Concubina”) e Zhang Yimou (de “Lanternas Vermelhas”).