A escolas particulares da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estão autorizadas a reabrir a partir desta segunda-feira (5). O retorno será gradativo e terá início apenas com as turmas de ensino médio. O retorno foi possível depois que a Prefeitura de Niterói assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Defensoria Pública Estadual. No dia 22 de setembro, uma liminar chegou a suspender o retorno às aulas.
Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Educação disse que a data prevista para a autorização de retorno das aulas presenciais será dia 3 de novembro. Com a liberação da área da saúde, só após a autorização, a gestão deverá definir a data do retorno das atividades no município. A partir desta quarta-feira (7), as escolas poderão reabrir para atividades extracurriculares, conforme anunciado pelo prefeito Bruno Covas no final de setembro. Bruno Caetano, secretário municipal de Educação, afirma que a secretaria ainda não tem o número oficial de escolas municipais que devem reabrir a partir desta quarta, mas a expectativa da pasta é a de que a adesão, inicialmente, seja baixa.
A China suspendeu os pedidos de importação de uma empresa brasileira de pescados, após ter sido identificado o novo coronavírus em um pacote de peixe congelado da companhia, segundo a agência de notícias Reuters. De acordo com a agência de notícias, a alfândega chinesa havia informado anteriormente que suspenderia as importações de empresas por uma semana, caso seus produtos testassem positivo pela primeira ou segunda vez para o vírus.
As autoridades de saúde do Reino Unido anunciaram que quase 16 mil casos de coronavírus na Inglaterra não foram relatados no espaço de uma semana devido a um erro de TI, o que significa que milhares de pessoas não foram instruídas a se isolar após entrarem em contato com indivíduos infectados.
O erro foi supostamente causado pela planilha do Excel usada para compilar a data que atingiu seu limite de dados, informou o Daily Mail. A admissão extraordinária significa que novos casos diários eram significativamente mais elevados do que inicialmente pareciam ser, o que significa que a propagação da infecção em toda a Inglaterra parece ser significativamente maior do que foi inicialmente relatado.
A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse nesta segunda-feira (5) que também está com Covid-19. O diagnóstico segue o do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou na sexta-feira ter se infectado com a doença, e de dez pessoas ligadas a ele. Segundo a porta-voz, nenhum repórter, produtor, ou membro da imprensa está entre seus contatos próximos que poderiam estar infectados. Ela é responsável por conduzir entrevistas coletivas na sede do governo norte-americano e na quinta-feira (1º) esteve na sala de imprensa da Casa Branca.
Diariamente, o Observatório do Coronavírus publica esclarecimentos sobre as mais recentes fake news divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Confira: