BRASIL

Aparelho desenvolvido por universidade brasileira consegue medir carga de coronavírus no ar 

Uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi capaz de desenvolver um equipamento capaz de coletar amostras do coronavírus no ar. Denominado de CoronaTrap, o aparelho pode auxiliar nas estratégias de combate a disseminação da Covid-19.

O equipamento de baixo é resultado do trabalho de dez pesquisadores, incluindo professores e alunos de pós-doutorado, mestrado e graduação.

Por enquanto, as análises ainda não ocorrem em tempo real. Uma vez capturadas, as amostras de aerossóis presentes precisam ser encaminhadas até um laboratório. Segundo Heitor Evangelista, os resultados ficam prontos em 24 horas.

SÃO PAULO

SP atinge 100% de cobertura vacinal contra COVID-19 em idosos acima de 65 anos

O governado do Estado de São Paulo ultrapassou a meta de vacinação contra COVID-19 entre todos os idosos acima de 60 anos com esquema de imunização completo, protegendo mais de 7,3 milhões de pessoas.

No público acima de 65 anos, foi atingido 100% de cobertura vacinal em todas as estratificações. Na faixa de 60 a 64 o percentual foi de 93,5%, também acima da meta definida da campanha, que é de ao menos 90% dos públicos-alvo.

MUNDO

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pede um plano global de vacinação para 70% do planeta até o primeiro semestre de 2022

Os líderes mundiais se reunirão esta semana em Nova York durante a 76ª Sessão da Assembleia-Geral  na Organização das Nações Unidas (ONU).

O foco será ampliar esforços para combater tanto as mudanças climáticas como a pandemia da Covid-19l. O coronavírus é uma das preocupações da ONU, por causa da distribuição desigual da vacina no mundo.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pede um plano global para vacinar 70% do planeta até o primeiro semestre do próximo ano. Isso demandará mais doações de vacinas dos países desenvolvidos. Até agora, apenas 2% das 5,7 bilhões de doses de vacinas contra o coronavírus administradas em todo o mundo foram aplicadas na África.

Compartilhar.