Foto de capa: Miguel Medina/AFP
Ouça a matéria:
O Recife recebeu na última segunda-feira (4/5) uma doação de 100 mil máscaras para uso hospitalar durante as ações de enfrentamento à pandemia. O carregamento foi enviado à prefeitura pela administração da cidade de Guangzhou, na China. Segundo a prefeitura da capital pernambucana, o equipamento será entregue a profissionais de saúde que estão atuando nas unidades da cidade no cuidado com os pacientes com a COVID-19.
A administração municipal destacou que a doação faz parte de uma articulação feita com a sociedade civil organizada e com autoridades de cidades ao redor do mundo.
No fim de abril, as cidades chinesas de Fuzhou e Dongguan fizeram uma doação de 80 mil máscaras de proteção para o município de Campinas, interior de São Paulo, para ajudar no enfrentamento do novo coronavírus. A primeira doação virá da capital da província de Fujian, Fuzhou, que se tornou “cidade-irmã” de Campinas desde 1996. A parceria também é feita em países como Paraguai, Índia, Argentina e Japão. A segunda carga de doações, que será composta por 50 mil máscaras descartáveis, virá de Dongguan, cidade-irmã de Campinas desde 2016. Segundo a Prefeitura, os dois governos estão acertando os últimos detalhes para liberação da doação e envio de equipamentos.
O Brasil também tem recebido doações de empresas chinesas. O Governo do Distrito Federal vai receber da Fosun a doação de 2 mil máscaras de proteção, 9,6 mil testes do tipo PCR e equipamentos necessários para a leitura dos testes. Todo o material será entregue à Secretaria de Saúde, responsável por definir a melhor destinação para os equipamentos. O grupo chinês atua nos mercados de fármacos, equipamentos de saúde, comércio e derivados de ferro e aço, entre outros. No contexto da pandemia, o grupo tem feito diversas doações. Além do Brasil, Portugal também recebeu materiais como máscaras e testes do conglomerado com base na cidade de Xangai.
A Vale irá trazer da China mais de 600 toneladas de insumos para ajudar no combate ao novo coronavírus no Brasil. Soma-se à carga mais 5 milhões de kits, comprados por bancos brasileiros com a ajuda logística da empresa na China. Há ainda insumos – entre EPIs e kits – que serão entregues a unidades de saúde de regiões onde a Vale atua. Para trazer tudo, serão necessárias 15 aeronaves. Até agora, já chegaram 15,2 milhões de equipamentos de proteção individual e de 3,5 milhões de kits de teste rápido.
Coronavírus no Brasil
O Ibrachina produziu um relatório sobre a situação sanitária no Brasil durante a pandemia do coronavírus. O estudo foi elaborado pelo presidente do Instituto, Thomas Law, e o estudante de Relações Internacionais na Universidade de São Paulo – USP, Alcindo Li. O objetivo do levantamento é constatar o quão preparado o sistema sanitário do Brasil está para a pandemia e apontar possíveis caminhos para reforçá-lo. Também enfatiza que a ação governamental é mais que necessária para evitar resultados catastróficos e que o apoio de nações estrangeiras fará diferenças no salvamento de vidas.
Para Pedro Hallal, epidemiologista e reitor da Universidade Federal de Pelotas, os números oficiais apresentados dia a dia são apenas a ponta de um iceberg, que esconde dados consideráveis. Segundo Pedro, na primeira fase da pesquisa realizada pela universidade, estima-se que, para cada caso confirmado, havia sete ou oito a mais. Já na segunda fase que aparece nas estatísticas, os pesquisadores estimavam 12 vezes mais casos.
Em São Paulo, epicentro da doença no país, a média diária de casos suspeitos e confirmados foi de 3,1 mil para 3,7 mil em oito dias. Segundo a Prefeitura, são mais de 600 novos casos suspeitos ou confirmados por dia, comparando os períodos entre 27/4 e 5/5. No total, a capital chegou nesta terça-feira a 87.871 casos suspeitos ou confirmados da doença desde o início da pandemia.
A cidade também registrou a segunda morte de bebê por coronavírus. Embora a letalidade da doença ainda seja maior entre os idosos, casos graves e mortes também são registrados entre jovens.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou hoje que a atividade de empregadas domésticas é considerada essencial durante a pandemia do vírus. A informação foi comunicada durante transmissão nas redes sociais. A capital paraense, segundo decreto, estará sob lockdown entre os dias 7 e 17/5. Entre outros segmentos que podem continuar atuando durante o lockdown, Zenaldo destacou supermercados, farmácias, feiras, serviços de táxi e Uber, serviços de call center, telecomunicações e internet. Serviços de aluguéis de carro e lotéricas podem funcionar, mas com restrições. Segundo dados da Secretaria de Saúde Pública do Pará, o estado contabiliza mais de 5 mil casos confirmados do vírus, com cerca de 2,5 mil pacientes recuperados e pouco menos de 400 óbitos.
Coronavírus no mundo
Acredita-se que ao menos 90 mil profissionais de saúde de todo o mundo estão infectados com o novo coronavírus. De acordo com o Conselho Internacional de Enfermeiros, possivelmente o dobro deste número está em meio a relatos de escassez contínua de equipamentos de proteção.
A Organização Mundial da Saúde, que está coordenando a reação global à pandemia, disse que seus 194 países-membros não estão fornecendo números abrangentes sobre infecções de profissionais de saúde por estarem lidando com uma crise inédita. No dia 11/4, a OMS relatou que cerca de 22 mil profissionais de saúde tinham sido infectados.
Os Estados Unidos, epicentro da doença no mundo, registraram mais de 2 mil novos óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas, mais do que o dobro do dia anterior. Os dados da Universidade John Hopkins informam que o país totaliza mais de 71 mil falecimentos, de longe a nação mais atingida pela COVID-19. O país também possui o maior número de casos diagnosticados da doença, com mais de 1,2 milhão.
O Reino Unido agora tem o maior número de mortes por coronavírus da Europa – mais de 29 mil em todo o território. Os números são considerados graves pelo governo. No entanto, especialistas dizem que pode levar meses para que comparações entre países possam ser feitas.
ACOMPANHE O STATUS DO CORONAVÍRUS NO BRASIL EM TEMPO REAL
LINKS RELACIONADOS
- Grupo de engenheiros e médicos de SP cria novo modelo de ventilador pulmonar e estima 400 unidades até junho
- Esperar pela falta de ar para ir ao médico pode trazer mais riscos
- As mutações do Sars-Cov-2 que intrigam cientistas
- Os sete erros que põem Brasil na rota do ‘lockdown’, segundo especialistas
- MPF envia recomendações à Funai para conter covid-19 entre indígenas no PA
FAKE NEWS
- É #FAKE que uso prolongado de máscara contra o coronavírus leva a quadro de intoxicação e baixa oxigenação do organismo
- É #FAKE que flamingos ocuparam canal de Veneza em meio à pandemia do coronavírus
- É #FAKE que pesquisa mostra que vapor de eucalipto protege ambientes do coronavírus
- É #FAKE carta atribuída ao escritor F. Scott Fitzgerald sobre a vida em quarentena em 1920