O novo aeroporto internacional de Pequim-Daxing foi inaugurado na quarta-feira, 25/9, pelo presidente chinês, Xi Jinping. A entrega do novo terminal acontece dias antes do início das celebrações pelo 70º aniversário de fundação da República Popular da China. As novas instalações vão evitar a saturação do atual aeroporto, que recebe mais de 100 milhões de passageiros anualmente.

O presidente chinês, Xi Jinping, inaugurou o novo aeroporto em cerimônia realizada na quarta-feira, 25/9
Trabalhadores caminham por um dos grandes saguões do aeroporto

A estrutura construída em formato de estrela-do-mar possui área equivalente a 25 campos de futebol de tamanho padrão e inclui 5 ramais, uma estação de metrô e uma estação de trem de alta velocidade. De acordo com os criadores, o novo edifício de 700 mil m2 é o maior terminal aéreo do mundo. O projeto é da arquiteta anglo-iraniana Zaha Hadid e custou cerca de US$17,5 bilhões.

Uma das imagens do projeto de Zaha Hadid

O aeroporto operará em capacidade total em 2040, com oito pistas sendo uma delas de uso exclusivo militar. A expectativa é que Pequim possa receber um total de 170 milhões de passageiros espalhados entre os dois aeroportos a partir de 2025.

Conheça 4 arquitetos que inovaram a arquitetura chinesa!

 

China conclui a mais longa ponte ferroviária transoceânica do mundo

Ainda na quarta-feira, 25/9, foi concluída no sudeste da província de Fujian a estrutura principal da maior ponte ferroviária transoceânica do mundo. Com 16,34 km de extensão, a ponte liga a Ilha Pingtan e outras quatro ilhotas ao continente. A celebração reuniu centenas de trabalhadores e oficiais do governo em uma grande festa de fogos de artifício.

Trabalhadores celebram a conclusão da estrutura principal da ponte

O ambicioso projeto atraiu a atenção do mundo inteiro por abranger uma área até então vista como “zona proibida” para a construção de uma estrutura tão grande. A região é afetada por fortes vendavais e ondas altas durante a maior parte do ano. É conhecida como um dos três mares mais perigosos do mundo, junto com o Triângulo das Bermudas e o Cabo da Boa Esperança.

O último trecho da ponte sendo erguido

Mais de 1,24 milhão de toneladas de aço foram necessárias para a construção da ponte. Essa quantidade é suficiente para construir 190 torres Eiffel. A estrutura consumiu cerca de 3 milhões de metros cúbicos de cimento, nove vezes a quantidade usada para construir as torres Burj Khalifa em Dubai.

A estrutura possui uma rodovia na parte superior e uma ferrovia na parte inferior, projetada para suportar trens-bala que viajam a uma velocidade de 200 km/h

Os habitantes das áreas beneficiadas acreditam que este grande projeto trará novos empreendimentos para a ilha, fortalecendo a economia. “A nova ponte é mais do que uma mera construção”, disse Chen Chien-hsiang, morador de Pingtan. “Também promete um futuro melhor para as pessoas que escolheram viver e trabalhar aqui”.

 

Compartilhar.