Os brasileiros acreditam que sua cooperação comercial com a China alcançou uma situação vantajosa para todos, tendo elogiado o desenvolvimento da segunda maior economia do mundo em vários campos.
As conclusões são da pesquisa “A China e o mundo aos olhos do Brasil”, realizada pelo Instituto de Estratégia Nacional de Comunicação da Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia. O levantamento ouviu mais de 1.000 cidadãos brasileiros sobre suas opiniões sobre a China e o mundo em 2022.
Cerca de 60% dos entrevistados veem a cooperação comercial sino-brasileira como vantajosa para todos, enquanto mais de 55% acreditam que o Brasil beneficiou de sua relação com o gigante asiático.
Desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, em 1974, as relações econômicas e comerciais tiveram grandes avanços, com a China permanecendo como o maior parceiro comercial do Brasil por 14 anos consecutivos.
Comércio bilateral
Os dados revelam que o volume do comércio bilateral atingiu mais de US$ 171 bilhões no ano passado – um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior em um cenário de desafios globais, incluindo inflação elevada, conflitos geopolíticos e a pandemia.
A primeira parceria estratégica estabelecida pela China foi com o Brasil, em 1993, com foco no aumento do comércio e dos investimentos. A primeira década deste século testemunhou uma forte intensificação dos laços entre os dois países, que vêm trabalhando juntos em instituições e mecanismos multilaterais, incluindo o BRICS, pilar dos mercados emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A China é atualmente a principal fonte de investimento estrangeiro do Brasil, enquanto que o investimento acumulado da China no Brasil atingiu quase US$ 100 bilhões em dezembro de 2022, de acordo com a embaixada chinesa no país. A infraestrutura é uma área-chave para as empresas chinesas.
Um exemplo dos laços estreitos é a construção da Linha 2 do Metrô de São Paulo, projeto realizado em conjunto pela Power Construction Corp of China e empresas brasileiras, que criou mais de 1.200 empregos. Após sua conclusão, espera-se a melhoria do transporte regional e o impulsionamento do crescimento econômico regional de longo prazo.
Turismo e cultura
No turismo, os brasileiros revelaram grande interesse na China, já que 55,9% dos entrevistados desejam visitar a China e mais de 20% disseram estar dispostos a fazer negócios no país, revela a pesquisa.
A cultura chinesa também atrai os brasileiros. A Grande Muralha tornou-se o símbolo cultural mais conhecido no Brasil, e os pandas e as artes marciais ocupam o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.
Metade dos brasileiros sabem o que é o Ano Novo Lunar Chinês e mais de 40% estão interessados na porcelana e na comida chinesa.