Usando o vasto acervo da Biblioteca Nacional, o pesquisador André da Silva Bueno, professor da UERJ,  mestre em História pela UFF e doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho, lança um dossiê que expõe como foram as primeiras relações entre o Brasil e a China.

Intitulado “O Brasil Encontra o Extremo Oriente: a Missão Chinesa (1880)”, publicado na BN Digital, a obra é um dossiê que reforça as ligações entre os dois países e o quanto a cultura chinesa influenciou a brasileira. Conforme o autor, mostra como o Brasil foi o primeiro país do Ocidente a ter uma colônia chinesa” e que “laranja, soja, arroz e pastel são produtos chineses amplamente comercializados no Brasil”.

André Bueno é um grande amante da cultura chinesa, há muito tempo acompanha o país oriental e ficou encantado quando teve acesso aos documentos da Biblioteca Nacional.

Um dos pontos mais interessantes desse trabalho é a discussão sobre a presença dos chineses no Brasil de 1880. Afinal, muitos autores apoiaram a ideia de que os chineses poderiam substituir a mão-de-obra escrava pela a assalariada, com custos baixos, sem constituir uma imigração definitiva. Outros historiadores defendem que a entrada dos chineses no país era uma forma de escravidão mascarada pelos contratos que exigiam jornadas longas.

A obra pode ser lida online gratuitamente aqui.

Compartilhar.