A etnia lhopa, também grafada lhoba é um dos grupos étnicos com menor população na China. De acordo com o registro de 2021, existem 4.237 pessoas desse grupo étnico vivendo em solo chinês.
A maioria dos lhopa mora em Manling, Região Autônoma do Tibete, e nos condados de Medog, Lhunze e Nangxian, no sudeste do Tibete, nos Himalaias.
A região que habitam tem uma longa tradição no cultivo de plantas medicinais, com inúmeras contribuições para o desenvolvimento da medicina tibetana. Eles falam uma língua própria, que pertencente à família linguística tibetano-mianmese.
Em sua maioria agricultores, os homens e mulheres lhopa são hábeis na fabricação de objetos de bambu e outras formas artesanais. Cercada pelas montanhas Nyingchi e por florestas densas, a terra dos lhopa é cheia de árvores frutíferas.
A caça é essencial para eles, sendo ensinada para todos desde a infância. Pelo contato com outras etnias, em especial os han, desenvolveram métodos agrícolas avançados. Isso lhes permitiu aumentar a área de cultivo.
Estilo de vida
Os costumes, hábitos e vestimentas variam dependendo do clã a que pertencem. Os homens comumente usam jaquetas pretas de lã de ovelha, sem mangas e sem botões, na altura dos joelhos.
Seus chapéus são semelhantes a capacetes, feitos de pele de urso ou tecidos com faixas de bambu entrelaçados. É comum carregarem arcos e flechas ou pequenas espadas na cintura.
As vestes típicas das mulheres são blusas de mangas estreitas e saias de lã de ovelha. Além dos brincos, pulseiras e colares de prata ou latão, as mulheres usam diversos enfeites na cintura, como conchas, moedas de prata, correntes de ferro e sinos.
Os alimentos básicos são bolinhos feitos de farinha de milho, arroz ou trigo sarraceno. Em locais próximos às comunidades tibetanas, alimentam-se com zamba, batatas, chá com manteiga e pimenta.
Nos últimos anos receberam apoio do governo para aprimorarem a recepção de turistas na região. Isso os incentivou a produzirem roupas e acessórios tradicionais que são vendidos em pequenas lojas.
Essa também é uma maneira de preservar a cultura e a história daquele povo.
Conheça mais sobre os lhopa nessa reportagem da Rádio China Internacional