Um dos maiores grupo étnico chinês, ou uigures são cerca de 11 milhões de pessoas. A maioria deles vivem na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, extremo oeste da China. Com mais de 1.709.400 km/², ocupa aproximadamente um sexto da área total do território chinês. Faz fronteira com a Mongólia, ao leste; e a Rússia, ao norte. Sua fronteira oeste faz divisa com Cazaquistão, Afeganistão, entre outros países.
História
Xinjiang faz parte da China desde os tempos antigos, quando era chamada de “Região Ocidental”.
Acredita-se que o termo uigur signifique “unidade” ou “aliança”. A origem desse grupo étnico está ligada aos nômades dingling, que habitavam a região no terceiro século a.C.
Esses antigos povos Uigures foram conquistados pelos quirguizes turcos em meados do século IX. Eles se casaram com os han do Norte e membros de tribos tibetanas, Qidan (Khitan) e mongóis, e acabaram formando o grupo étnico modernamente conhecido como “uigur”.
Após a introdução do Islã em Kaxgar no final do século X, gradualmente influenciando a cultura da Região Ocidental. Depois, surgiram os dois grandes centros de cultura e literatura uigur – Turpan no norte e Kaxgar no sul. O grande número de documentos governamentais, livros religiosos e histórias populares desse período são obras importantes para estudantes da história, língua e cultura Uigur.
Atualmente, os uigur são o sexto maior grupo étnico da China e majoritariamente muçulmanos.
Economia e cultura
Os uigur costumam viver numa dieta baseada em trigo, arroz e milho. Eles também consomem muito chá com leite, carne de cordeiro, e vegetais cozidos.
Também faz parte de sua tradição o cultivo de algodão. Geralmente, os homens usam uma longa túnica de algodão chamada qiapan, com abertura na direita e uma gola inclinada. É sem botões e é amarrada por uma longa faixa de tecido ao redor da cintura. As mulheres usam vestidos de mangas largas e coletes pretos com botões costurados na frente. Também usam muitos brincos, pulseiras e colares.
Os uigur gostam de usar um pequeno chapéu com quatro cantos pontiagudos, bordado com fios de seda preta e branca ou colorida em designs tradicionais da etnia.
A cultura uigur, que possuem uma longa e rica tradição. Sua literatura é muito rica, reunindo contos populares, parábolas, comédias, poemas e provérbios exaltam a coragem, sabedoria e bondade dess povo.
OsuUigures são excelentes dançarinos. Os “12 Mukams” (ópera) é um épico que compreende mais de 340 canções clássicas e danças folclóricas.
Há uma grande variedade de instrumentos musicais uigur de cordas, sopro e percussão, incluindo o dutar, o rawap dedilhado e o pandeiro dap. Entre as danças uigur mais conhecidas estão a “Dança das Tigelas na Cabeça”, “Dança do Tambor” e “Dança do Anel de Ferro”. A “Dança Sainaim” é a mais popular.
Veja uma apresentação cultural uigur