Nesta quinta (31), a prefeitura de Campinas celebrou o Dia do Imigrante Chinês no Paço Municipal. O evento, aberto ao público, tem apoio do Ibrachina, do Chinese Bridge Club in São Paulo, Ibrawork, IBCJ e CEDES. A realização é da Aliança Brasil-China Campinas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.
O presidente do Ibrachina, Thomas Law, a Cônsul Geral da China em São Paulo, Dra. Chen Peijie, e Gao Qinxiang, diretor chinês do Instituto Confucio na Unicamp, foram convidados para a cerimônia. A programação incluiu homenagens e apresentações culturais chinesas.
Em sua fala, Thomas elogiou e agradeceu o trabalho da Cônsul-Geral Chen Peijie. A diplomata voltará para a China no mês de setembro, encerrando sua estadia no Brasil após 6 anos. O presidente do Ibrachina mencionou ainda a importância do trabalho desenvolvido pelas associações chinesas e os Institutos Confúcio em São Paulo e Campinas.
“Temos um desafio lançado pela declaração conjunta assinada pela República Popular da China e o Brasil durante a visita do presidente Lula a Beijing. No próximo ano completamos 50 anos das relações diplomáticas Brasil-China, os 20 anos da COSBAN e os 30 anos de parceria estratégica. Aqui, em Campinas, há uma parceria estratégica e vamos estabelecer uma conexão entre pesquisa, desenvolvimento e tecnologia”, disse Thomas
O propósito da comemoração do Dia do Imigrante é reconhecer o impacto positivo da comunidade chinesa na cidade de Campinas. A data foi oficializada pela Lei Municipal nº 15.643/2018, de autoria do vereador Marcos Bernardelli, e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade.
O prefeito Dário Saadi destacou a importância da cooperação sino-brasileira. Campinas abriga uma pujante comunidade chinesa. Em 2019, recebeu a visita do presidente Xi Jinping, por ocasião da Cúpula dos BRICS no Brasil.
A relação econômica também é forte. Na maior cidade do interior de São Paulo estão sediadas empresas chinesas como a State Grid, a montadora BYD, a Hainan Airlines, sócia da Azul, e a gigante de tecnologia Huawei.
Reunião com o prefeito
Antes da cerimônia, o prefeito Dário Saadi recebeu Thomas Law, a Dra. Chen Peijie e Gao Qinxiang. Eles conversaram sobre os fortes laços campinenses com a China e da possibilidade de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Ibrachina.
Thomas Law convidou o prefeito para a inauguração do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Ibrachina (CPDI), do Ibrachina. O projeto, fruto de parceria com a Unicamp, abre as portas em 27 de setembro.
Dário Saadi agradeceu o convite e destacou as ações do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) da Unicamp, focado na produção científica, tecnologia e inovação. “Esperamos que muitas empresas chinesas venham para esse distrito de inovação”, sublinhou. Ele contou que fará uma visita à China em setembro, na missão da Frente Nacional dos Prefeitos.
A Dra. Peijie disse estar muito contente com o apoio da prefeitura às comemorações da comunidade chinesa. A diplomata elogiou as ações da comunidade chinesa e do Instituto Confúcio na cidade, destacando que esses avanços têm suporte do poder municipal. Como a Dra Peijie encerra seu mandato no Brasil em setembro, a visita também foi uma despedida da cidade brasileira que ela mais visitou.
Estavam presentes na reunião Paulo Zheng, presidente da Associação Chinesa de Campinas, e Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Campinas.