“Mercado Chinês em Transformação: Empreendedorismo e o Futuro dos Negócios da Nova Economia” foi o tema da palestra de Thomas Law, presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil China da OAB, e de José Ricardo Luz, co-chairman e CEO do LIDE China, no VIII Fórum de Liberdade Econômica.
O evento acontece no auditório MackGraphe, campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), nos dias 12 e 13 de novembro.
É uma realização do Centro de Liberdade Econômica Mackenzie, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas do Mackenzie, com apoio do projeto Um Brasil da Fecomércio e do Instituto Liberal de São Paulo.
“O VIII Fórum oferece uma plataforma fundamental para discutirmos questões que afetam diretamente o desenvolvimento econômico do Brasil e do mundo. As temáticas abordadas são essenciais para compreendermos os desafios e as oportunidades da economia contemporânea”, destaca o professor Vladimir Maciel, coordenador do Mackliber.
A programação também incluiu a participação de especialistas como André Sacconato, economista da FecomercioSP; Vinin Li, sócia da Deloitte Consultoria e Auditoria; Ivan Carlos Carrino, professor de economia da Universidade de Buenos Aires; Wagner Lenhart, presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e diretor-executivo do Instituto Millenium; Hélio Beltrão, presidente do Instituto Mises-Brasil e comentarista da CNN; Rafaella Romano, educadora em Criptomoedas; e Daniel Matos, advogado e economista especialista em regulação e tributação de novas tecnologias.
Durante o evento foi apresentado o Índice Mackenzie de Liberdade Econômica Estadual (IMLEE) 2024, que mede o grau de liberdade econômica nas diferentes unidades federativas do Brasil.
Veja como foi