“O questionamento do Brasil para a China na Organização Mundial do Comércio” é o tema da palestra que Thomas Law, presidente do Instituto SocioCultural Brasil / China – Ibrachina, realizará no dia 8 de outubro. O evento é fechado para os alunos do décimo semestre da Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

A aplicação de medidas de salvaguarda à importação de açúcar adotadas pelo governo chinês atingiu diretamente o Brasil. Com uma tarifa de importação que chega aos 90% sobre o valor do produto final, o volume de exportação do insumo para o país caiu em 90%. O Brasil chegou a ser responsável por 60% do volume de açúcar consumido pela China nos últimos anos.

De acordo com o presidente, o objetivo da palestra é apresentar aos alunos um tema relevante e atual. O movimento do Brasil de levar a China à OMC é um caso que tende a se tornar cada vez mais frequente. “A OMC será palco de mais discussões conforme as barreiras tarifárias de muitos países. É uma questão que vale a pena acompanharmos”, observa Thomas.

Compartilhar.