A China é o maior parceiro comercial do Mato Grosso, estado que tem uma sólida relação com o Ibrachina, formalizada através de termo de cooperação. Além disso, Thomas Law, presidente do Instituto, integra a Câmara Setorial Temática Brasil-China da Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Como presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, Thomas mantém contato frequente com a Coordenação Estadual das Relações Brasil/China da OAB-MT, presidida pelo Dr. Elvis Klauk Jr.
Por todas estas contribuições, Thomas participou, nesta sexta-feira (23) da inauguração da nova sede do Partido dos Trabalhadores em Cuiabá, Mato Grosso, atendendo ao convite institucional do deputado Valdir Barranco, presidente estadual do partido no MT.
Na oportunidade, Thomas destacou seu carinho pelo Mato Grosso, que o agraciou com o título de cidadão mato-grossense, em 2021. “Acredito que podemos fazer um trabalho muito importante na área da cooperação internacional. Este é um estado de economia pujante, que exporta muito, principalmente na área do agronegócio”, disse Thomas.
Participaram do evento a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o deputado estadual Lúdio Cabral, a ex-deputada federal Professora Rosa Neide, além de vereadoras e vereadores da capital mato-grossense.
Visita à UFMT
Ainda como parte da agenda em Cuiabá, Thomas Law participou da cerimônia de lançamento do Centro de Língua Chinesa e de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia Agrícola, no Teatro da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso. Ele estava acompanhado de Ben Shenglin, reitor da Zhejiang University International Business School (ZIBS).
A instalação do Centro de Língua Chinesa é fruto da cooperação internacional do Mato Grosso com a Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU). O trabalho é coordenado pelo Núcleo de Relações Internacionais do Estado de Mato Grosso – NURIMAT, congregando também a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT e a Universidade Federal de Rondonópolis – UFR.