Nesta segunda-feira (10) é celebrado o Festival Dragon Boat na China. No calendário chinês cai no do 5º dia do quinto mês lunar, por isso varia no calendário ocidental a cada ano.
A tradição tem cerca de dois mil anos, sendo um feriado muito popular na China e países asiáticos. Thomas Law, presidente do Ibrachina e do Chinese Bridge Club in São Paulo, está na China e prestigiou as comemorações.
“Este é um dos maiores eventos culturais. O nome Dargon Boat é porque o centro da festividade é uma competição de barcos a remo, em formato de dragão. Cada barco tem um tambor que dita o ritmo das remadas, realizadas por uma equipe. Há uma grande integração dos participantes, que precisam manter o ritmo em sincronia”, explicou Thomas em vídeo publicado nas redes sociais.
Ele destaca ainda que famílias inteiras vão assistir as demonstrações em rios chineses. “Além disso, muitas mulheres participam, pois é comprovado que esse tipo de remada auxilia na recuperação do tratamento de câncer”, pontua o presidente do Ibrachina.
Outro aspecto importante do Festival é o costume de comer, nesta data, o zongzi, bolinho de arroz, que também é conhecido no Brasil como “pamonha chinesa”. O Chinese Bridge Club já ensinou a fazer isso, numa receita com a chef Jiang Pu.
Dada à importância desse festival, em 2009 a UNESCO incluiu o Dragon Boat na lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Dragon Boat no Brasil
No Brasil, o Ibrachina e o Chinese Bridge Club in São Paulo promovem o Dragon Boat. Em 2023, realizaram o “Dragon Boat Day”, competição que reuniu quatro equipes brasileiras de barco dragão na raia da USP, em São Paulo.
Participaram quatro equipes: Remama e Umauma Dragon Boat Brasil, ambos de São Paulo, além da Associação Canomama, de Brasília; e Nina Rosa, de Santos.
As associações que remam com o dragon boat no Brasil são majoritariamente formada por mulheres que venceram o câncer de mama, pois seus benefícios são comprovados cientificamente.
Lembre como foi:
Dragon Boat Day é celebrado em São Paulo com apresentações culturais chinesas e competição aquática