O auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, sediou, nesta quinta-feira (26), a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Sino-Brasileiro. A honraria é um reconhecimento a personalidades que contribuem para a integração entre Brasil e China.
A solenidade agraciou diplomatas, ministros, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, desembargadores, advogados e jornalistas. O evento foi realizado no âmbito das comemorações do Ano Novo Chinês, que iniciou em 22 de janeiro, e segundo a tradição será o “Ano do Coelho”.
Condecorado com a Cruz de Mérito Sino-Brasileiro e com o título de Guardião da Fraterna Integração Brasil-China, o presidente do Ibrachina, Thomas Law, declarou que “este é um momento importante, de união, pois todos os homenageados têm um papel muito importante nas relações entre Brasil e China, nos campos acadêmico, cultural, legal e comercial”.
Pontuou ainda que “a parceria entre os dois países está consolidada, mas ainda há muito para crescer em diferentes áreas. Certamente as relações de amizade bilaterais podem se fortalecer e haver trocas maiores em áreas como inovação e tecnologia aeroespacial”.
Também receberam homenagens o Ibrachina, o Chinese Bridge Club in São Paulo, o Ibrachina Smart City Council, o Ibrachina Musical Project, o Ibrachina FC, o Ibrachina Arena e o Ibrawork.
O diplomata Jin Hongjun, Ministro da Embaixada da China no Brasil, parabenizou os homenageados e ressaltou que “o Ano do Coelho é de boa sorte e contamos com o apoio de todos para fortalecer ainda mais os laços entre os dois países e os dois povos”.
O evento foi transmitido pela TV Câmara e pode ser assistido na íntegra aqui.
Medalha do Mérito Sino-Brasileiro
A Cruz do Mérito da Fraterna Integração Sino-Brasileira foi criada em 2004, atendendo uma solicitação do então embaixador da República Popular da China no Brasil, Jiang Yuande.
A outorga, cujo objetivo é fortalecer os laços sociais, culturais e econômicos entre as duas nações, completa 20 anos em 2023.
A cerimônia de entrega da Medalha este ano foi promovida por órgãos suprapartidários do Congresso Nacional, o Grupo Parlamentar Brasil-China do Senado Federal, o Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados, as Frentes Parlamentares Mistas Brasil-China e BRICS, da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Cooperação entre os Países do BRICS, o Grupo Parlamentar Brasil-BRICS da Câmara dos Deputados, e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento-FrenCOMEX.