A produção industrial da China expandiu nos primeiros dois meses do ano, com o setor de manufatura de alta tecnologia apresentando um desempenho estelar, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.
A produção industrial de valor agregado do país, um importante indicador econômico, cresceu 7,5% anualmente no período, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
Apesar de fatores desfavoráveis, como a pandemia de COVID-19 e um ambiente internacional complexo, a demanda de produção da China registrou um crescimento relativamente rápido, avaliou Fu Linghui, porta-voz do órgão.
A produção do setor de manufatura de alta tecnologia subiu 14,4% ano a ano de janeiro a fevereiro.
Especificamente, a produção de veículos de nova energia relatou um aumento acentuado de 150,5%, enquanto as de robôs industriais e de baterias solares saltaram 29,6% e 26,4% em termos anuais, respectivamente.
A produção das empresas estatais cresceu 5,9% ante o ano anterior e a produção do setor privado aumentou 8,7%.
A produção industrial é utilizada para medir a atividade das grandes empresas designadas com um volume de negócios anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 3,14 milhões).
O índice de gerentes de compras para o setor de manufatura da China ficou em 50,2 em fevereiro, acima dos 50,1 em janeiro.