O projeto eólico de 180 megawatts no estado da Bahia, nordeste do Brasil, entrou em operação no início deste mês, informou a China General Nuclear Power Corporation (CGN), gigante chinesa de energia e construtora do projeto, sediada em Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China.
O projeto do Tanque Novo tem uma produção anual estimada de 720 milhões de KWh e pode abastecer 430 mil famílias brasileiras, e introduziu com sucesso a cadeia da indústria chinesa de energia eólica no mercado brasileiro de energia nova.
Localizado no estado da Bahia, que abriga ricos recursos eólicos, o complexo eólico começou sua construção em 25 de novembro de 2021, com uma capacidade instalada total de 180 megawatts gerada por 40 turbinas eólicas fabricadas na China. Suas pás estão entre as maiores da América do Sul.
O projeto deve reduzir as emissões locais de dióxido de carbono em 650 mil toneladas por ano, ou o equivalente a plantar 1.800 hectares de floresta.
Durante sua construção, mais de mil empregos foram criados localmente, ajudando efetivamente o desenvolvimento econômico e social do Brasil e a atualização de seu setor energético, segundo a CGN.
Na cerimônia de lançamento, a CGN Brazil Energy (CGNBE), filial da CGN no Brasil, em conjunto com o governo local e outras empresas chinesas e brasileiras, assinaram memorandos de entendimento para fortalecer a cooperação na energia renovável.
Com 8 complexos eólicos e 2 usinas solares em operação, a CGNBE tem uma capacidade instalada de 1444,8 megawatts e se tornou um dos dez maiores fornecedores de energia limpa do Brasil.
As informações são da Agência Xinhua.