A Rádio USP estreia, nesta quarta-feira (19 de março), o Momento China USP, o primeiro programa em rádio aberta totalmente voltado às parcerias culturais e de tecnologia entre China e Brasil. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 13:30, simultaneamente na Rádio USP São Paulo (93,7 FM) e na Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 FM). Além da transmissão ao vivo, o programa Momento China USP estará disponível em formato de videocast e podcast nas plataformas do Jornal da USP e do Momento China.
O lançamento do programa ocorre no momento em que a USP inaugura o Centro USP-China, um novo órgão responsável por centralizar diálogos bilaterais, analisar demandas e fortalecer as colaborações acadêmicas e científicas entre Brasil e China.
A criação do centro reforça a importância que os intercâmbios e acordos com instituições chinesas têm para a USP, que segue como a única universidade da América Latina a oferecer um curso de graduação em mandarim.
Com direção e apresentação da jornalista Márcia Carini, mestre em Administração de Empresas, poliglota e bacharel em Língua e Literatura Chinesa, o Momento China USP trará, a cada semana, um tema central abordado por meio de entrevistas com pesquisadores da USP que desenvolvem estudos em cooperação com universidades, institutos e empresas chinesas. O programa também contará com três editorias complementares: Cultura, Mandarim e Intercâmbios, aprofundando os aspectos importantes para as trocas entre os dois países.
“O programa em uma rádio aberta – com toda a capilaridade oferecida também pelas redes sociais – será o primeiro contato de muitas pessoas com a grandiosidade tecnológica e cultural chinesa. Minha experiência mostra que quem descobre todo o potencial da China se apaixona. Eu espero, então, que esse programa seja uma porta de entrada para novos estudantes de Mandarim, para novos pesquisadores, para novos turistas e para pessoas que vislumbrem oportunidades de trabalhar com a China também”, explica Márcia Carini.

O programa Momento China USP tem como principais objetivos:
- Destacar os frutos de colaborações entre a USP e as instituições chinesas.
- Valorizar os avanços científicos realizados por pesquisadores da USP durante os intercâmbios.
- Estimular os ouvintes a conhecer o processo de modernização que faz da China um parceiro estratégico e essencial para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.
O programa conta com o apoio técnico da jornalista Nádia Kaku e do editor Denis Gois.