O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de São Paulo sediou, nesta segunda-feira (27), o Seminário “Publicação e Exposição com os resultados do Concurso de Requalificação Urbana para o entorno do Mercado Municipal Paulistano”.
O Concurso promoveu um debate público qualificado, mediado por arquitetos e urbanistas, que apresentou contribuições efetivas para os processos de transformação da área ao redor do Mercado Municipal de São Paulo, um dos cartões-postais da cidade. As propostas destacadas foram exibidas em painéis no IAB e publicadas em um livro. Elas também podem ser conhecidas no site oficial.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, explica que “o concurso tem um impacto nacional e o Brasil precisa de projetos estruturantes como este”. Ele anunciou a intenção de levar os resultados para exposições e mostras internacionais, como um case de sucesso sobre a reconstrução das cidades.
“As pessoas querem saber sobre esse modelo, que envolve o poder público, a iniciativa privada e tantas instituições. Essa é uma conversa com 14 secretarias municipais e o Mercadão, que reverbera nas esferas do comércio, da cultura, do urbanismo e do turismo”, lembrou.
O professor Ciro Pirondi, da Escola da Cidade, disse que “este é um concurso para revitalização de uma área fundamental da cidade, a do Mercadão. Não só pela sua importância histórica, mas também pela sua dimensão urbanística e territorial”.
Segundo Fernando Tohme, coordenador do Ibrachina Smart City Council, “esse é o tipo de projeto que esperamos levar para outras cidades, pois é uma forma que realmente ganha tração no médio e longo prazo, abordando todas as camadas da sociedade”.
Além de Thomas, Fernando e Ciro, compuseram a mesa de honra Fabrício Cobra, Secretário da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo; José Armênio, secretário municipal adjunto de Urbanismo e Licenciamento; Vinícius Andrade, do IAB–SP; Vitor Hugo Pissaia, da Escola de Humanidades; Felipe Notto, coordenador do concurso pela FAUUSP, Beatriz Moretti, coordenadora acadêmica do Concurso; e Aldo Bonametti, CEO do Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão de São Paulo.
O evento teve a participação de todos os parceiros envolvidos no processo: Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC); Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina); Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo, Escola da Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura Municipal de São Paulo (SMUL/PMSP), SESC – Serviço Social do Comércio, Todos Pelo Centro e Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, além das duas equipes destacadas, Marê Arquitetura e Plural Lab.
Veja como foi: