A segunda edição do Smart City Session by Ibrachina foi realizada nesta quinta-feira (29), na sede do Ibrawork, hub de inovação do Instituto. O tema do encontro foi “Smart Cities e a Revitalização do Centro de São Paulo: quais os impactos na segurança da população?”.

Focados na busca de soluções de cidades inteligentes para a capital paulista e outras grandes cidades, Ibrachina e o iCities reuniram autoridades governamentais, representantes de empresas e do meio acadêmico para debaterem juntos a busca de alternativas.

Thomas Law, presidente do Ibrachina e fundador do Ibrawork, disse que o objetivo desse Smart City Session é “abordar estratégias das cidades inteligentes voltadas à segurança da população, atreladas a projetos de revitalização urbana”. De acordo com Law, o tema foi escolhido com base em resultados de pesquisas, nos quais a segurança pública apareceu como a maior preocupação da comunidade.

Thomas Law, presidente do Ibrachina

Na abertura do evento, Fernando Tohme, coordenador do Ibrachina Smart City Council, fez uma retrospectiva do trabalho que vem sendo feito. Além da realização de eventos como o Session, o grupo liderado por Thomas Law esteve em feiras de grande expressão como Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, e a Smart City Expo Curitiba, no Paraná.

Em seguida, o Dr. Mario Marcovicchio, presidente do Conseg 25 de Março e Sé, abordou o trabalho dos conselhos de segurança em São Paulo e Eduardo Marques, diretor de estratégia do iCities, destacou os frutos da parceria com o Ibrachina.

A programação incluiu três painéis ao longo da manhã, nos quais especialistas no tema “Cidades inteligentes” fizeram suas apresentações, interagiram com os mediadores e, ao final, responderam questionamentos da audiência presente. Toda a programação foi transmitida online.

O evento tem chancela internacional da Fira Barcelona, por meio do iCities Smart Cities Solutions. Apresentado pelo Ibrachina, tem apoio da APECC e do Ibrawork.

Os painéis

Moderado por Thomas Law, o primeiro painel tratou de “Smart Cities e a reconexão dos espaços a favor da Segurança”. Ele foi apresentado pelo arquiteto Washington Fajardo, ex-Secretário de Planejamento Urbano do Rio e presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade até 2016.

Washington Fajardo e Thomas Law

Na sequência, ocorreu o painel “Segurança: um desafio de inclusão”. O tema foi abordado pelo arquiteto e urbanista Caio Vassão, head de inovação na Kyvo e fundador da Bootstrap. Ele dividiu o palco com Soninha Francine, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. A mediação ficou a cargo de Caio de Castro, diretor de Relacionamento de Mercado do iCities.

Arquiteto e urbanista Caio Vassão

O painel final, que tratou de “Segurança pública a favor das pessoas”, foi apresentado pelo delegado Maurício Freire, ex-presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC, e pela delegada Raquel Galinatti, especialista em Gerenciamento de Crises pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A conversa foi moderada por Fernando Tohme.

Delegado Maurício Freire e delegada Raquel Galinatti

Assista na íntegra:

Compartilhar.