Às vésperas de completar 50 anos de relações diplomáticas, China e Brasil celebraram mais uma edição da Semana de Inovação China-Brasil (CBIW, na sigla original). O evento, que este ano ocorreu no no campus de Changyang, distrito Yangpu, em Xangai, mostra a importância do comércio bilateral também na área tecnológica.
A cidade cosmopolita sedia o Centro de Inovação do Brasil, local onde as empresas brasileiras podem chegar, entender melhor como funciona a China e fazer negócios no país.
Desde 2020, a CBIW reúne centenas de empresários brasileiros e chineses no gigante asiático. Como 30% das exportações brasileiras são destinadas para a China, o país asiático torna-se o maior parceiro comercial do Brasil. O objetivo desta semana de inovação é fortalecer ainda mais essa troca entre os dois países. A programação inclui atividades como visitas técnicas, rodadas de negócios, DemoDay para investidores
Um dos destaques do encontro de 2024 foi a exposição de robôs usados por empresas para fazer segurança contra roubo e até para combater incêndios. A empresa de tecnologia Lenovo, uma das maiores do mundo e presente no Brasil, participou desta edição da Semana de Inovação China-Brasil com muitas novidades
Todos os anos empresas brasileiras da área de ciência e tecnologia discutem nesse período oportunidades para aqueles que desejam ampliar o mercado de seus produtos e serviços. O evento é uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Embaixada do Brasil em Pequim, Consulado-Geral do Brasil em Xangai e Venture Cup China.
Confira a reportagem especial sobre a Semana, produzida pela Rede Band: