A Câmara Municipal de São Paulo realizou, na manhã desta sexta-feira (24), o Seminário do Projeto Estratégico de Intervenção Urbana para Criação da Chinatown São Paulo.
O evento, realizado no Salão Nobre, foi uma iniciativa da vereadora Edir Sales, autora do Projeto de Lei 624/22, que trata do tema. Entre os participantes do debate estavam os especialistas Vitor Hugo Pissaia e Ciro Pirondi, da Escola da Cidade, e Fernando Tohme, representando o Ibrachina Smart City Council e a APECC.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, participou do Seminário de maneira remota. Ele parabenizou a vereadora Edir Sales pela iniciativa e disse que “São Paulo é uma cidade internacional. A comunidade chinesa da capital tem muitas proposições interessantes”. Além do Chinatown, lembrou que há projetos para um centro cultural e um centro gastronômico, “que certamente incentivarão o turismo no centro da cidade”, destacou.
A vereadora Edir Sales reforçou que o Chinatown paulista será “um importante centro comercial, cultural e residencial, que atrairá turistas do mundo todo”. Disse ainda que entre os seus benefícios estão a promoção da diversidade cultural e o incentivo ao comércio local, oferecendo novas oportunidades de negócios.
Fernando Tohme, colocou o Ibrachina Smart City Council e a APECC à disposição para trabalhar com o poder público no desenvolvimento do projeto da Chinatown, em especial na utilização de tecnologias para cidades inteligentes.
O urbanista Ciro Pirondi explicou que a Escola da Cidade trabalha, em parceria com o Ibrachina, trabalha em um programa para o projeto da Chinatown. Ele prevê a união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da academia. “Será uma conversa múltipla, para qual todos estão convidados”, pontuou.
Em sua fala, Andre Ye, representante da Associação Geral dos Chineses do Brasil, lembrou que São Paulo acolhe mais de 300 mil chineses, a maior comunidade chinesa do país. “É estratégico a cidade de São Paulo ter um projeto desse espaço, que reunirá as características chinesas num intercâmbio com o Brasil”.
O Consulado Geral da China em São Paulo foi representado pelo vice-cônsul, Gabriel Liu, e pelo chefe da Seção de Assuntos Bilaterais, Su Zhuang.
Também estiveram presentes Ademir Moraes, presidente da APECC, Ricardo Cury, coordenador Conselho de Comércio Exterior da Associação Comercial de São Paulo, Dr. Eduardo Della Manna, coordenador executivo do Secovi-SP, Dr. Mario Marcovicchio, presidente do Conseg 25 de Março e Sé e Peter Souza, presidente da OAB-Santana, Zona Norte.
Veja como foi: