As séries que têm a cultura oriental como pano de fundo atraem um interesse crescente do público brasileiro. Por isso, Leo Geng, vice-presidente sênior da iQiyi (pronuncia-se Í-Qui), é um dos entusiastas da chegada da plataforma líder de streaming da Ásia no mercado brasileiro.
“Nossas séries possuem elementos culturais próprios, mas as histórias são universais. O objetivo é promover a cultura chinesa e asiática no Brasil com o aumento de alcance do conteúdo da iQiyi, atendendo aos interesses e demandas culturais de uma audiência global”, explica o executivo. “Conteúdos originais chineses foram bem recebidos nos mercados de língua espanhola no ano passado. A expansão para o Brasil este ano vai ampliar o alcance de nossos conteúdos para um público que é grande fora da Ásia.”
Atualmente, a iQiyi, conhecida como a “Netflix da China”, disponibiliza aos brasileiros um catálogo com cerca de 8.500 produções asiáticas, incluindo séries, shows de variedade e animes, além de mais de 3.500 filmes. Todos já dispõe da opção de assistir com legendas em português. Versões dubladas devem surgir no futuro.
O conteúdo pode ser assistido no site da plataforma (www.iq.com) ou no aplicativo baixado nas lojas de apps ou nas smart TVs.
O serviço de streaming reúne produções de diversos países asiáticos, com destaque para o material produzido na China, onde há dois gêneros muito populares são o xianxia (heróis imortais, traduzindo para o português), sobre reinos fantásticos e mitologia, e wuxia (heróis marciais), com enredos de época com luta de espadas e kung-fu na China medieval.
As séries mais assistidas atualmente são Go East (wuxia) e Love’s Rebellion (xianxia). Em Go East, série de 37 episódios, a narrativa retrata, com tom bem-humorado e combates coreografados, a união, a nobreza e o senso de justiça dos quatro personagens centrais ao proteger a cidade de Changle de conspiradores.
No drama Love’s Rebellion (36 episódios), uma jovem curandeira entra no mundo dos imortais para salvar a vida da sua mãe, acometida por uma doença mística. Nessa jornada, ela cruza seu caminho com um misterioso soberano, que esconde sua identidade para fugir de inimigos poderosos. Ambos descobrem que suas tragédias pessoais estão ligadas a uma grande intriga que ameaça a harmonia do mundo dos imortais e decidem se ajudar.
Série “To the Wonder” se destaca
Além dos dramas de época, as produções chinesas vêm ganhando destaque internacional. É o caso de To The Wonder, produção original da iQiyi, a primeira série chinesa de TV a concorrer no Canneseries, o Festival de Séries Internacionais de Cannes, em 2024.
A trama tem 8 episódios, abordando a integração cultural chinesa. O personagem central é a jovem Li Wenxiu. Aspirante a escritora, Wenxiu volta a morar com a mãe na vila de Altay, no extremo oeste da China (província de Xinjiang). Li é da etnia Han (maior do país) e muda-se para uma região onde predominam os cazaques e uigures.
Conhecendo Batay, um jovem cazaque que apresenta o modo de vida local, Wenxiu redescobre sua inspiração ao ser tocada pela beleza da região. A jovem se apaixona por Batay, mas as diferenças culturais dificultam a aproximação e desafiam Wenxiu a confrontar seus receios e preconceitos.
Pela riqueza de história e tradições retratadas nas séries chinesas, elas são uma porta de entrada para o universo cultural da Ásia, reforça Geng. “Por isso que estamos entusiasmados em apresentar nossa linha de conteúdo ao público global, incluindo os brasileiros.”
Serviço de streaming é do mesmo grupo da Baidu
A iQiyi possui uma parte do catálogo gratuita, mas o conteúdo completo é acessado somente por assinatura.
Surgida em 2010 como um braço da gigante de buscas Baidu, a iQiyi logo se tornou a provedora líder de serviços de vídeo de entretenimento online na China. Inicialmente atuando com serviços de publicidade online, a empresa passou para distribuição de conteúdo digital, incluindo jogos online e agenciamento de influenciadores e artistas.