O Congresso Nacional realizou hoje (15) uma sessão solene para celebrar o Dia Nacional da Imigração Chinesa, lembrado anualmente em 15 de agosto, e também o cinquentenário das relações diplomáticas entre Brasil e China.
A mesa de honra foi formada pelo senador Nelsinho Trad, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China do Senado, e pelos deputados federais Fausto Pinato, que preside a Frente Parlamentar Brasil-China do Congresso Nacional, e Daniel Almeida, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara.
Também estavam presentes Thomas Law, presidente do Ibrachina; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Zhu Qingqiao, embaixador da China no Brasil; Marcos Galvão, embaixador do Brasil na China.
A cerimônia foi prestigiada por dezenas de parlamentares, membros do Executivo, do Judiciário e representantes do corpo diplomático, juristas, além de empresários, jornalistas e convidados.
O senador Trad, que presidiu a sessão, reforçou que a celebração no Congresso, marca “o início de uma nova era de colaboração e conquista tanto de Brasil quanto China, com futuro promissor para ambos”.
No requerimento para a realização do evento, os deputados afirmam que “a relação entre o Brasil e a China é profundamente enraizada em laços históricos, culturais e econômicos. Desde o estabelecimento das primeiras trocas comerciais no século 19 até os dias atuais, a presença da comunidade chinesa no Brasil tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento econômico e cultural de nossa nação”.
Conforme lembrou o embaixador Zhu Qingqiao, Brasil e China trabalham juntos em diversas pautas além do comércio.”A relação sino-brasileira hoje têm relevante influência global. Devemos levar a cooperação bilateral a novos patamares e juntos, construir os próximos 50 anos dourados dessa relação”, enfatizou.
Em sua fala, Thomas Law, destacou que “nesta data em que comemoramos o Dia do Imigrante Chinês, fazemos essa reflexão sobre a importância de nossas boas relações diplomáticas e tudo que ainda podemos conquistar juntos”.
Ainda como parte da sessão, foram lançadas oficialmente uma medalha, emitida pela Casa da Moeda, e um selo comemorativo, produzido pelos Correios. As peças, com edição limitada, são homenagens aos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.
Mostra fotográfica e apresentação de dança
Ao final da sessão, os presentes foram convidados a visitar a mostra fotográfica “Laços: Belo Brasil, Bela China”, no Salão Negro do Congresso. No local, assistiram ao espetáculo “Danças Étnicas da China”, com os bailarinos da Escola de Dança de Beijing.
No encerramento, as autoridades cortaram um bolo gigante, feito especialmente para a ocasião e distribuído para o público.
Veja no álbum de fotos abaixo os melhores momentos da celebração no Congresso Nacional: