Dezenas de jovens poetas chineses e estrangeiros se reuniram na Província de Zhejiang, leste da China, entre 18 e 24 de julho, nas cidades de Hangzhou e Beijing, na China. Eles participaram do Festival Internacional de Jovens Poetas.
O evento literário é promovido pela Associação de Escritores da China, que realizou uma Sessão Especial dos Países do BRICS. Ao todo, foram 49 poetas de nove países e 23 poetas chineses, que participaram de uma série de seminários acadêmicos, visitas a locais históricos e recitais de poesia em suas próprias línguas.
O Festival visa fomentar a integração dos povos por meio da poesia e promover o intercâmbio cultural entre jovens de diferentes origens, segundo o organizador, a Associação de Escritores da China, com os participantes conhecendo tanto as antigas tradições quando a modernidade da literatura no país.
Sete poetas brasileiros foram convidados: Ana Rüsche, Cida Pedrosa, Júlia de Carvalho Hansen, Lubi Prates, Luiza Romão, Rodrigo Luiz P. Vianna e Thiago Ponce de Moraes. Eles têm a missão de apresentar a diversidade e a riqueza da poesia contemporânea brasileira.
Integração cultural
Thiago Ponce, carioca autor de “Dobres sobre a luz” e finalista do Prêmio Jabuti 2016, ficou profundamente impressionado com tudo que viu na China. Ele compartilhou a experiência em suas redes sociais. https://www.instagram.com/p/C9vtwjFT2Xk/
De acordo com Thiago, o BRICS era originalmente um conceito econômico, mas ele acredita que hoje os intercâmbios culturais entre as nações do BRICS são igualmente importantes. “Acredito que precisamos fortalecer essas conexões e laços, pois temos muito a aprender uns com os outros e a fortalecer nossas culturas e nossos países”, enfatizou o poeta brasileiro, que assegura: “A poesia desempenha um papel crucial nesse processo”.
Durante o Festival, muitos dos poetas participantes expressaram seus desejos de mais intercâmbios culturais e esperam que eventos desse tipo sejam estendidos a seus países.
Veja como foi a visita dos poetas ao Centro de Literatura de Zhejiang: