O 11 de novembro é o “Dia dos Solteiros”, na China. Também chamado de Double Eleven (11 duplo), a data é comemorada desde 2009, tenso se consolidado como uma das maiores datas comerciais do mundo, movimentando bilhões de dólares em vendas.
Chamado de Guanggun Jie em mandarim, ela foi criada em 1993 por estudantes da Universidade de Nanquim, como uma espécie de resposta ao Dia dos Namorados. Acabou se popularizando e tornou-se um festival de entretenimento na China para celebrar a solterice.
Impulsionada pela plataforma de compras Alibaba, desde 2009 a data passou a ser um dia para grandes descontos aos solteiros que queriam se presentear. Desde então, o Dia dos Solteiros tem crescido em importância e tornou-se a principal data comercial na China e uma das maiores do mundo.
Em 2019, a plataforma de vendas chinesa TMall organizou a venda de 200 mil produtos diferentes no 11/11, alcançando 500 milhões de compradores. Também foi um dos movimentos que consolidou a venda por “live streamings”, que se tornou tendência mundial e já é adotado no Brasil por grandes marcas de varejo.
Somente em 2021, o Double Eleven movimentou US$ 139 bilhões em vendas na China. O valor comercializado ultrapassa a Black Friday e a Cyber Monday somados nos EUA, por exemplo.
Os líderes do comércio eletrônico na Ásia, Taobao e JD.com este ano decidiram iniciar as pré-vendas em 14 de outubro, como uma espécie de “esquenta”, o que aumentou a visibilidade dessa data. As plataformas Douyin, Kuaishou, Xiaohongshu e Pinduoduo também seguiram a tendência e começaram em outubro as vendas associadas com 11/11.
Nos últimos anos também chegou ao Brasil, principalmente pelas promoções de sites chineses. Pela proximidade das datas, acaba sendo uma espécie de “esquenta” para a Black Friday, celebrado por volta do dia 25 de novembro.
Assim como ocorreu com a norte-americana Black Friday, algumas redes varejistas do Brasil estão adotando o 11/11 como uma oportunidade para oferecer descontos e aumentar as vendas. Uma das estratégias usada nessa data na China e que ganhou adeptos no Brasil são as lives pelas redes sociais anunciando as melhores ofertas, intercaladas com apresentações musicais. Este ano a Shopee investiu pesado na divulgação e promete “os melhores preços do ano”.