O presidente do Ibrachina, Thomas Law, fez uma visita institucional à Unicamp nessa quinta (31). Na agenda, um encontro com o Dr. Cláudio Rodrigues Coy, diretor da Faculdade de Ciências Médicas.
Thomas Law estava acompanhado de Li Li Min, professor do Departamento de Neurologia da Unicamp, Tak Chung Wu, diretor do CPDI do Ibrachina; Felipe Agne, diretor de comunicação; e Júlia Ferreira, analista de relações internacionais. A professora Sophie Xiaoshu Zhu, diretora dos Institutos Confúcio no México e no Brasil, também participou.
Durante a reunião, Thomas relatou como foi sua viagem este ano à China, a convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, juntamente com a APEX. Ele visitou diversas universidades e centros de pesquisa, com foco na medicina tradicional chinesa.
“A Unicamp é um grande centro de pesquisas e acredito que seria bom oficializar parcerias com universidade chinesas em diferentes áreas. Podemos trabalhar com editais de pesquisa para a comunidade acadêmica, não só na área da saúde, mas também abordar água, produção de alimentos e inteligência artificial”, pontuou.
O Dr. Coy ressaltou que existe interesse da Unicamp em estabelecer parcerias com a China, um país referência no desenvolvimento de tecnologias. “Aqui temos pesquisadores dedicados a assuntos de interesse comum na área médica. Muitas oportunidades se abriram com o desenvolvimento do HIDS. Temos todas as condições de desenvolver projetos e parcerias com a China”, sublinhou.
HIDS é o Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável. Ele faz parte do projeto de implementação de um distrito inteligente em áreas da Unicamp, onde serão reunidas instituições públicas e privadas voltadas para a produção de ciência, tecnologia e inovação.
No final do encontro, Thomas presenteou o diretor com o livro “A Consolidação legal das relações entre China & Brasil”, que reúne artigos de juristas brasileiros e chineses”. Ele recebeu das mãos do Dr. Coy uma cópia do livro “50 anos da Faculdade de Medicina da Unicamp”.