A Frente Parlamentar Brasil/Amazonas/China da Assembleia Legislativa do Amazonas promoveu o evento “Cidades Inteligentes e Empreendedorismo Inovador”, no dia 7 de julho.

O encontro, realizado no auditório da Fecomércio-AM, em Manaus, apresentou uma troca de experiências sobre a internacionalização de startups sustentáveis do Amazonas.

Thomas Law, fundador do Ibrachina Smart City Council e do Ibrawork Open Innovation, palestrou sobre “Cidades Inteligentes e Internacionalização de Startups”. Ele fez um breve relato sobre cases de sucesso em diferentes lugares do mundo, com destaque para o Distrito @22 de Barcelona, Espanha. Algumas das soluções implementadas na cidade europeia estão em estudo pelo Ibrachina Smart City Council para serem trazidas ao Brasil. Também falou sobre a experiência do Ibrachina e do Ibrawork, hub de inovação do Instituto, na internacionalização de startups brasileiras, por meio de competições como o Ibrachina Challenge.

O presidente relatou sua recente viagem à China, juntamente com a APEXBrasil, no contexto da visita oficial do presidente Lula ao país asiático. “A China estabeleceu legislações próprias e preparou sandboxes – que são sistemas onde é possível testar novas tecnologias antes da implementação em larga escala. Esse pode ser um modelo para o Brasil”, destacou Thomas.

Posteriormente, ocorreu um debate na mesa formada pelo professor Victor Rodriguez, diretor cultural do Ibrachina, a canadense Caroline Menard, coordenadora de História no Latin American Studies-Ibrachina, e Sóstenes Marchezine, vice-presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da OAB.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual João Alves, que preside a Frente Parlamentar Amazonas/Brasil/China, o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, e Amaike Keric, presidente da Associação de Startups e Inovação da Amazônia -ASIAM.

 

Compartilhar.