O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizou, nesta segunda-feira (5), um evento em homenagem aos 50 Anos das Relações Diplomáticas Brasil-China. O encontro reuniu dezenas de pessoas na sede do Sindicato, em São Bernardo do Campo.
Estavam presentes o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; o Cônsul-Geral da China em São Paulo, Yu Peng; o presidente do Ibrachina, Thomas Law; o Deputado Estadual Mário Maurici de Lima Morais, presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e secretário-geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva; o presidente do Conselho do SESI, Fausto Augusto; e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges.
Na avaliação de Thomas, a homenagem é muito importante, mostrando o crescente estreitamento dos laços entre os dois países, em especial no ano que se completa meio século das relações diplomáticas bilaterais.
O embaixador Zhu Qingqiao enfatizou que o relacionamento Brasil-China “tornou-se exemplo de respeito recíproco, igualdade e cooperação entre grandes países em desenvolvimento”.
Além de formação de uma mesa de honra com as autoridades, a programação incluiu uma rodada de negócios que teve o apoio das embaixadas dos dois países. Participaram 62 empresas, instituições de ensino e do poder público.
Ao final, ocorreu a ATS (Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia Lily Lau), apresentou as danças tradicionais chinesas do Leão e do Dragão.