A prefeitura de São Paulo, em parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Associação Comercial de São Paulo, promoveu o “Fórum Todos pelo Centro”, nesta quinta-feira (8), no Teatro Itália Bandeirantes. O objetivo do evento foi debater o projeto de Área de Intervenção Urbana (AIU) Setor Central, que irá revitalizar o centro expandido de São Paulo com melhorias nas áreas de infraestrutura, mobilidade e segurança ao longo dos próximos anos.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, esteve presente e avalia que “essa foi uma oportunidade de unir o poder público, as associações comerciais e a sociedade civil em geral, para contribuir com o debate sobre a revitalização do região central da nossa capital”.
O empresário destaca que os incentivos fiscais, como o retrofit dos prédios e a possibilidade de restauro de imóveis tombados serão impulsionadores das mudanças no cenário urbanístico. “Estamos felizes em ver que as reformas já começaram, com pode ser visto em várias praças. O AIU certamente trará uma nova dinâmica social e econômica para São Paulo, beneficiando a população e o comércio”.
Programação intensa
Ao longo de quatro horas, foram apresentados três painéis, que abordaram os temas “A atração de investimentos para garantir a viabilidade do projeto”, “A requalificação dos espaços públicos e o incentivo à moradia”, e “Como o entretenimento impulsiona a região central”.
Um dos principais objetivos do AIU é atrair novos moradores para a região central da maior cidade do país, além de gerar novos negócios e atrair mais turistas. Além do Centro Histórico (Sé e República), serão beneficiados os bairros do Brás, Belém, Pari, Bom Retiro e Santa Cecília.
Estiveram presentes no Fórum o prefeito Ricardo Nunes; o presidente da Câmara Municipal, Milton Leite; o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Saad; o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto; os Secretários de Governo, Edson Aparecido, Casa Civil, Fabricio Cobra, Urbanismo e Licenciamento, Marcos Gadelho, Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, Habitação, João Farias, Desenvolvimento Econômico e Trabalho em exercício, Armando Júnior, Gestão, Marcela Arruda, Subprefeituras, Alexandre Modonezi; a Secretária Executiva de Desestatização e Parcerias, Tarcila Peres; o Subprefeito da Sé, Marcelo Salles; e o Diretor-Presidente da SP Parcerias, Rogério Ceron.
O Fórum foi transmitido pela Rádio Band AM e pela Band News. Veja como foi