A Câmara Municipal de Belo Horizonte concedeu, nesta quinta-feira (8), o título de Cidadania Honorária a Thomas Law, presidente do Ibrachina. A proposição foi do vereador Dr. Célio Frois.

A sessão solene foi realizada no Plenário Amynthas de Barros, da Câmara Municipal. Formaram a mesa de honra Ana Law, diretora administrativa e financeira do Ibrachina; o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG); a Deputada Estadual Lohanna França; (PV-MG); Dr. Rômulo Brasil, diretor institucional da OAB/MG; e Davi França Carvalho, professor de Direito da Faculdade Nilton Campos.

Em sua fala, Thomas Law agradeceu a honraria, destacando os laços pessoais e do Ibrachina com Belo Horizonte e o estado de Minas Gerais. “Receber este título, além de ser uma grande alegria para mim, traz a responsabilidade de pensar junto as políticas públicas. Além disso, o ano de 2024 é muito importante porque marca o 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China. Com satisfação, ajudamos a Escola de Samba Cidade Jardim a falar sobre a China no Carnaval deste ano, o que está atraindo a atenção da mídia chinesa”, pontuou.

O Deputado Reginaldo Lopes disse que o título entregue a Thomas Law é “uma justa homenagem a um grande brasileiro”. “O Dr. Thomas tem buscado pensar o país, incluindo políticas públicas, com P maiúsculo. Sua contribuição e as ações do Ibrachina podem ajudar na internacionalização das universidades mineiras, com a China, por exemplo”, destacou.

Na sequência, o vereador Célio Frois elencou diferentes ações realizadas por Thomas Law e pelo Ibrachina em Minas Gerais e no Brasil. “Esta é uma homenagem a quem dedica sua vida à cooperação entre China e Brasil, realizando diferentes atividades culturais, jurídicas e empresariais com o Ibrachina. Ele tem apreço em servir e fazer bem ao próximo, algo demonstrado nas suas louváveis ações durante a pandemia, mostrando seu comprometimento social, além de sempre defender temas importantes como empreendedorismo e sustentabilidade”, afirmou.

Além de vereadores e empresários, estavam presentes Roberto de Carvalho, ex-prefeito de Belo Horizonte; Alex Capelo, diretor de comunicação do Senado Federal; Jorge Luna, representando o do ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha; o defensor público Bruno Barcala; Osvander Valadão, presidente estadual do Partido Verde; Rodrigo de Castro, da Junta Comercial de Minas Gerais; Eduardo Arnon, diretor do Observatório Sindical Brasileiro e Thiene Dias, vice-presidente da Escola de Samba Cidade Jardim.

Trabalho do Ibrachina em Minas Gerais

O Ibrachina tem fortes laços com o estado de Minas Gerais e sua capital. Thomas Law também possui carteira da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte foi instalado o primeiro escritório do Ibrachina fora de São Paulo, junto à Editora D’Plácido.

O Ibrachina realizou diversas ações em projetos sociais, esportivos, educacionais e de inovação na capital mineira. Durante a pandemia, o Instituto doou máscaras e EPIs às ONGs Rede Solidária e Lá da Favelinha. Também apoiou projetos da Escola de Música Percussão Circular e o desfile da Escola de Samba Cidade Jardim no Carnaval deste ano.

Além de Belo Horizonte, o trabalho do instituto presidido por Thomas Law tem destacada atuação na promoção do desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.

Em parceria com o Sebrae, lançou o site e o livro “Rota do Queijo da Canastra”, divulgando o trabalho de mais de 800 famílias que vivem da produção do queijo no Sul de Minas.

Um acordo de cooperação técnica entre a Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade de Passos, e o Ibrachina possibilitou a publicação do livro “Perfil produtivo e potencialidades do Sudoeste de Mineiro a partir de estudos da Universidade Estadual de Minas Gerais.

A parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e o Ibrachina resultou na publicação do livro “Perfil produtivo e potencialidades do Alto Paranaíba”.

Vale lembrar que o Ibrachina realizou uma campanha para arrecadar doações em prol das vítimas das inundações em Minas Gerais, no final de 2021.

Compartilhar.