Hoje é o Dia Internacional do Livro. A data foi estabelecida pela UNESCO em 1995. Para lembrar data, apresentamos a biblioteca pública de Tianjin Binhai.
Em sua recente viagem à China, Thomas Law, presidente do Ibrachina, e sua esposa, Ana Law, visitaram o prédio futurista de linhas arrojadas, que tem capacidade para armazenar 1,2 milhão de livros. Inaugurada em outubro de 2017, a biblioteca encanta os frequentadores com suas enormes estantes brancas e onduladas que vão do chão ao teto.
Além do espaço para os livros, há um auditório, áreas de leitura, salas de estudo, reuniões e de convivência, além de uma sala de computadores. A iluminação natural é um elemento crucial no projeto. Há uma abertura acima da esfera, por onde a luz solar entra e imprime um brilho peculiar na superfície branca das prateleiras.
O prédio comporta ainda um enorme auditório translúcido e esférico que, visto de fora, assemelha-se a íris de um olho. Por isso, a biblioteca também é chamada de ‘O Olho de Binhai’ (na foto, ao fundo).
Com 33.700 m², a construção de cinco andares foi projetada pelo famoso escritório holandês MVRDV. As imensas prateleiras de formas circulares oferecem uma sensação de continuidade, sendo também usadas como uma espécia de arquibancada, onde os usuários podem se acomodar para ler as obras. Sua beleza tem rendido centenas de publicações nas redes sociais.
A biblioteca faz parte de um grande projeto urbanístico desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI), que está criando um grande polo cultural na região.