O canal brasileiro TVT incluiu em sua programação oito programas educativos que fazem parte da série “100 Anos: As impressões da China aos olhos estrangeiros”. O conteúdo foi ao ar pelo canal 44.1 da TV aberta e também está disponível no canal do YouTube da TVT.
As produções mostram elementos da cultura chinesa, como arte, poesia e a história milenar do país. Maior parceira comercial do Brasil, a China também se destaca por políticas sociais.
Assista a todos eles:
O primeiro episódio da série foi “Vivendo em uma cidade inteligente”, onde três jovens dos Estados Unidos, França e Quênia falam sobre o fortalecimento e o impacto positivo das novas tecnologias de smart cities inteligentes na província de Zhejian.
Na sequência veio o episódio “O Relógio: um dia e uma noite no West Lake”, mostra seis estrangeiras de seis continentes falando sobre o Lago do Oeste, no centro da cidade de Hangzhou.
Em “Sonhando com o Cinema Chinês”, o congolês Flogy, conta que sempre admirou os filmes chineses. Hoje ele é um cineasta e realizou um grande sonho ao conhecer Hengdian, a cidade do cinema e televisão da China.
“Ligações de mãe com a China” retrata a história de Isabel Crook, ganhadora da Medalha da Amizade e visita o Museu Fotográfico Gao Fan ,em Hangzhou.
O quinto episódio é “Chá Branco Para Uma Vida Próspera”. Nele Kerry Xiang, um estudante da Universidade de Zhejiang do Congo, foi a Anji, um condado da cidade de Huzhou, na China, para conhecer o chá branco Anji e as histórias comoventes de redução da pobreza.
A poetisa russa Anna viaja até Anji, em uma jornada de poesia para apreciar a beleza da nova paisagem de Zhejiang. Tudo é mostrado em Uma viagem de poesia em um belo campo novo’.
“Morando em Yiwu” mostra a vida de um jovem empresário jordaniano e sua história empreendedora na charmosa Yiwu, na China.
No episódio Lembrando “Lisbon Maru”, um jovem britânico vai à Ilha Dongji, na cidade de Zhoushan, província de Zhejiang, para relembrar a comovente história dos pescadores chineses que salvaram a vida de 384 militares britânicos do navio “Lisbon Maru” que naufragou há mais de 70 anos durante a Segunda Guerra Mundial.