12 de junho é dia dos namorados no Brasil. Já na China, a comemoração mais tradicional é no Festival Qixi, que, regido pelo calendário lunar chinês, tem a data móvel, mas cai em agosto. Neste ano, dia 25, precisamente. Além disso, por lá eles adotam o 14 de fevereiro, como nos Estados Unidos, para celebrar o dia dos namorados. E em 20 de maio, que na China é grafado 5-20 (com o mês em frente ao dia) também há um dia do amor, pois o som de 5-20 (wu er ling) é semelhante a “eu te amo” em mandarim (wo aí ni). Quanta data!

 

Iberê Duarte e Wang Xiaoshi têm muitos motivos para comemorar, pois dia 12 é aniversário dela/Arquivo Pessoal

Pois é. E para um casal sino-brasileiro? Vale celebrar tudo, as datas referência no Brasil e na China. Pelo menos é assim para Iberê Duarte e Wang Xiaoshi, que, mesmo casados, ainda celebram os dias como bons namorados. E no caso deles tem ainda mais um motivo hoje, especialmente: 12 de junho é o dia do aniversário dela. Eles já se conhecerem em um ambiente intercultural, pois Duarte era aluno de mandarim no curso ministrado por Wang.

 

Neste ano, em razão da pandemia, a celebração será à distância, pois Wang está na China, visitando a família. Duarte diz que não há impedimento algum para comemorar: enquanto ele toma o seu café da manhã especial online, ela celebrará em um jantar, tudo numa live. Isso porque China e Brasil têm um fuso horário de 11 horas. Afinal, o amor tem poucas barreiras – culturais e de distância.

 

Culturalmente, o casal adota o melhor de cada ambiente. O casamento, por exemplo, dependeu da aprovação da avó materna de Wang, como nas famílias tradicionais chinesas, em que a família tem papel nas escolhas dos filhos – ainda que hoje isso seja muito mais no campo da aprovação e aconselhamento do que diga respeito a imposições.

 

Duarte e Wang também celebrarão o 12 de junho com outro símbolo bem chinês, marcando esta conexão sino-brasileira na data que é tão brasileira: trocarão envelopes vermelhos, uma tradição chinesa que ocorre em datas especiais, aniversários e no ano novo. Dentro dos envelopes têm dinheiro, cujo montante pode ser uma grande ajuda para a poupança ou apenas um valor simbólico, para uma brincadeira entre quem se gosta. Aliás, mais uma curiosidade: hoje a maior parte destes envelopes é trocada digitalmente, por meio do aplicativo Wechat, uma espécie de WhatsApp à chinesa, cuja funcionalidade para trocas em dinheiro funciona de forma semelhante ao pix aqui.

Compartilhar.