O projeto Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club in São Paulo exibiu, nesta quarta (25), o filme “Um Toque de Pecado”.
O premiado longa é dirigido por Jia Zhang-ke, conhecido pelos documentários que registram as mudanças na China de hoje, como “Em Busca da Vida” e “O Mundo”.
Após a exibição, no auditório do Ibrawork, a curadora Cecília Mello conversou com a plateia, destacando elementos culturais do filme, seu significado e também respondeu perguntas.
Em novembro haverá uma nossa sessão da Noite de Cinema Chinês. Acompanhe nossas redes sociais para saber a programação.
Sobre o filme
“Um Toque de Pecado” ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Original no Festival de Cannes 2013. Também venceu na categoria de melhor filme estrangeiro no Toronto International Film Festival e no International Film Festival Rotterdam.
A história, descrita como um “road movie com cenas de ação”, passa tanto pela metrópole de Guangzhou quanto pela calma província rural de Shanxi.
Na trama, o destino de quatro pessoas se encontram: Dahai (Jiang Wu), um operário decide se vingar daqueles que enriqueceram ilicitamente com a indústria do vilarejo; Zhou San (Wang Baoqiang), um matador de aluguel volta para casa a tempo de ver os fogos do Ano Novo com seu filho; Xiao Yu (Zhao Tao), a amante de um homem casado, cujo espancamento pela rival vai levá-la a atos violentos; e Xiao Hui (Luo Lanshan), um jovem que se emprega num cabaré de luxo, onde se apaixona por uma das prostitutas. Todos eles fogem de algo ou evitam confrontos – até o momento em que o confronto se torna inevitável.