A Universidade Federal do Ceará realizou um Diálogo de Cooperação de Educação Superior entre instituições do Ceará e da província de Fujian (China), nesta quinta-feira (11). O evento, realizado de forma virtual, faz parte da celebração dos 20 anos de parceria e amizade entre Ceará e Fujian.
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressaltou que esse “é um momento extremamente importante. A aproximação entre Brasil e China é uma realidade e cresce a cada momento”. Ele destacou que a UFC tem como meta pesquisar para empreender e inovar e, para isso, a cooperação internacional é muito importante. O gestor apresentou algumas iniciativas de colaboração entre a universidade brasileira e instituições chinesas: a última delas foi fechada justamente com a Universidade de Fujian para parcerias na área de Matemática.
Outro acordo com instituição de ensino chinesa foi firmado com a Universidade de Nankai para pesquisas na área de inteligência artificial (IA), além da implantação do Instituto Confúcio na UFC com o objetivo de promover o aprendizado da língua e a compreensão da cultura chinesa. Cândido Albuquerque projetou ainda as pesquisas sobre hidrogênio verde como uma área com ampla possibilidade de trabalho conjunto, já que o Ceará pretende ser uma referência internacional na produção desse combustível.
Para a cônsul-geral da China em Recife, Yan Yuqing, a parceria entre Ceará e Fujian, ao longo desses anos, “alcançou resultados significativos, inclusive na solidariedade e combate conjunto à pandemia de covid-19”. Ela lembrou que as duas regiões têm características semelhantes, como a localização no litoral e uma economia marítima pujante.
A diplomata chinesa apresentou três propostas de colaboração entre as instituições de ensino dos dois países: desenvolver parcerias em disciplinas especiais e promover a diversificação do comércio e dos investimentos; aprofundar a cooperação pragmática entre província de Fujian e Estado do Ceará para fomentar o relacionamento entre China e Brasil; e fortalecer a cooperação internacional para a formação conjunta de talentos. Neste caso, ela parabenizou as atividades realizadas pelo Instituto Confúcio na UFC que, em sua avaliação, “tem feito trabalhos extraordinários para fomentar o intercâmbio cultura
O histórico da implantação foi apresentado pela diretora-geral do Instituto Confúcio na UFC, a professora Mônica Amorim. Ela explicou que a unidade possui cerca de 100 alunos matriculados em diferentes níveis e atendeu, desde 2018, mais de 400 pessoas interessadas em aprender o mandarim e compreender a cultura chinesa. “O curso tem sete semestres e o currículo está alinhado com o programa do teste de proficiência chinês”, informou.
Participaram também do encontro virtual o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque, e o coordenador de Intercâmbio e Convênios Internacionais da PROINTER, Prof. Rodrigo Rego; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda; a secretária-executiva da Educação do Ceará, Jucineide Fernandes; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Hidelbrando Soares, além de representantes de instituições de ensino superior e de órgãos responsáveis por políticas de educação chinesas.