Enquanto no Ocidente usa-se muito branco, o vermelho é a cor principal durante as celebrações do Ano Novo Chinês. Este ano é o “Ano do Dragão” e sua chegada será comemorado a partir deste sábado (10).
A cor vermelha tem grande significado na cultura chinesa. Está presente na bandeira nacional, nos telhados, paredes e numa infinidade de objetos e decorações.
Na cultura chinesa, o vermelho é o símbolo da felicidade e da riqueza. O motivo para isso é que o som da palavra “vermelho” (紅, hóng) em mandarim também significa “próspero”.
Nas celebrações de ano novo, bolos, decorações e diversos objetos associados com a data são vermelhos.
Envelopes vermelhos
Um dos costumes de ano novo chinês é presentear familiares com dinheiro em um envelope vermelho, chamado hong bao. Geralmente, quem mais recebe são as crianças. D
O ato de entregar o hong bao representa generosidade e o desejo de boa sorte.
Aqueles que recebem um envelope vermelho desejam mais um ano seguro e tranquilo.
Tradicionalmente coloca-se nota novas no envelope e evita-se moedas. A quantidade de dinheiro é relativa ao seu relacionamento com o destinatário – quanto mais próximo, mais dinheiro será esperado.
Não se dá quantias como 40 ou 400 yuans. O número ‘4’ em chinês soa como ‘morte’, então isso é considerado azar. Os números pares, exceto quatro, são melhores que os ímpares.
Lanternas vermelhas
Nos dias que antecedem a celebração do ano novo, as cidades chinesas já começam a ser preparadas com muitas luzes e decorações na cor vermelha. Casas, edifícios e pontos locais conhecidos recebem faixas, lanternas e objetos que remetem à prosperidade e compõem a decoração
Nessa época do ano, é comum ver as ruas decoradas com lanternas de papel vermelhas. Elas são uma das principais peças decorativas do Ano Novo chinês.
Os chineses acreditam que acender lanternas simboliza “iluminar o futuro”. Acender as lanternas e soltá-las simboliza deixar o ano que passou e receber o novo ano com boa sorte.
O último dia de celebração do Ano Novo Chinês, na primeira lua cheia, é chamado de “Festival das Lanternas”.