O webinar “Dia da Língua Chinesa da ONU: Minha história com a China”, organizado pelo Instituto Confúcio na Unesp e o Consulado Geral da China em São Paulo será realizado dia 19, às 19h30.

A proposta é realizar um bate-papo com pessoas que fizeram do estudo da língua chinesa seu projeto de vida. O evento será transmitido acontecerá no canal do Youtube do Instituto Confúcio na Unesp.

A mediação ficará a cargo do professor Doutor Luís Antonio Paulino, Diretor do Instituto Confúcio na Unesp.

Os diplomatas chineses Liu Gai (Gabriel) e Wang Tian Jiao (Isabel) farão uma participação especial.

Estarão presentes também:

Carlos Ribeiro:
Graduado em Letras com habilitação em chinês pela USP. Já integrou o time da China Central Television Latin America e hoje se dedica ao ensino de chinês no Instituto Confúcio da Unesp.

Taiame Souza:
Graduada em Relações Internacionais pela UNESP-Marília, especialista em gestão de projetos internacionais pela FGV, internacionalização de empresas e atração de investimentos estrangeiros. Desde 2019, atua na gestão e coordenação das atividades dos quatro escritórios internacionais da InvestSP no Brasil, atendendo principalmente o mercado chinês.

Diego Amorim Xavier:
Graduado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Mestrado em Sociologia na Zhejiang University – China. Atualmente é Doutorando em Ciências Sociais da Unicamp em Relações China-Brasil e é Membro do Grupo de Estudos dos Países BRICS (Gebrics-USP). Áreas de interesse: BRICS, modernização chinesa, investimentos chineses no Brasil e sociologia comparativa.

Amilton Reis:
Editor da revista Instituto Confúcio, é graduado em Linguística, mestre em Filologia e doutorando em Estudos da Tradução pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como especialista estrangeiro na Rádio Internacional da China e na Agência de Notícias Xinhua em Pequim.

É autor das primeiras traduções diretas de Mo Yan (ganhador do Nobel de Literatura) publicadas no Brasil. Atualmente pesquisa e traduz a obra de Shen Congwen, um dos principais escritores chineses da primeira metade do século XX.

Verena Veludo:
Professora do Instituto Confúcio na Unesp, mestranda em Línguas Estrangeiras e Tradução na USP e mestre no ensino de chinês pela Universidade de Hubei.

Compartilhar.