A fotografia chinesa passou do estilo documental para a captura do comportamento. Os novos fotógrafos registram com suas lentes uma visão única do país asiático e de seu povo. Neste Dia Mundial da Fotografia apresentamos alguns destes artistas e como eles promovem experiências inovadoras ao eternizar momentos e pessoas.

O cenário da fotografia na China acompanhou a expansão tecnológica e cultural do país, modernizando técnicas e incorporando novos elementos e estilos. A nova geração de fotógrafos surgiu em meio ao clima de mudanças quebrando paradigmas e convenções. Entre os fotógrafos considerados revolucionários está Ren Hang.

Um dos trabalhos de Ren Hang

O falecimento precoce de Ren Hang trouxe à tona o trabalho de outros artistas da nova geração. O fotógrafo Chen Zhe faz um contraponto à obra de Hang ao trazer a fotografia comportamental com mais sutileza. Capturar a feminilidade de forma natural e bela é a proposta de Luo Yang, considerada por outros artistas uma “estrela em ascensão”.

Uma das fotos da série “Bees”, de Chen Zhe
O projeto “Girls” retratava a dualidade entre fragilidade e força interior das mulheres chinesas presentes no dia a dia de Luo Yang

O estilo exótico da nova fotografia chinesa capturou a atenção exterior. Ka Xiaoxi é um dos fotógrafos que ganhou espaço no mercado de arte dos EUA com a sua forma de retratar a juventude da China moderna. Seus registros chamaram a atenção de diversas revistas de moda como a “Vice” e a “Dazed & Confused”, e o fotógrafo foi convidado para campanhas de marcas a Nike.

Fotografias de Ka Xiaoxi mostram os jovens da China atual

Leslie Zhang é outro nome forte no segmento fashion. Seu estilo que mescla elementos orientais e ocidentais ganhou notoriedade nos últimos anos. A fotografia de Zhang retrata de forma poética a cultura chinesa contemporânea e já estampou páginas de importantes publicações de moda como a “Vogue” e a “T”.

O olhar contemporâneo da tradicional cultura chinesa trouxe notoriedade ao trabalho de Leslie Zhang
Compartilhar.