Celebrado no último sábado do mês de abril, o Dia Mundial do Tai Chi celebra esta prática milenar que teve origem na China. Mais do que exercícios, rata-se de uma filosofia de vida que promove a conexão entre corpo, mente e espírito.

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou o Tai Chi Chuan como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2020.

O Que é Tai Chi?

O Tai Chi [太极, tàijí] pode ser traduzido como “o mais alto grau”, enquanto Chuan [拳, quán] significa punho. Assim, Tai Chi Chuan poderia ser traduzido como Punho do Mais Alto Grau. A prática é considerada uma arte marcial, que traz consigo um significado filosófico. Segundo algumas interpretações da mitologia chinesa, a expressão Tai Chi se refere à origem de todas as coisas, sendo o nome do símbolo circular que muitos conhecem como Yin/Yang no Taoísmo, 

Essa “arte marcial interna” combina movimentos lentos, contínuos e circulares com técnicas de respiração profunda e meditação. Seus movimentos graciosos se assemelham a uma dança suave.

O Tai Chi busca o equilíbrio entre forças opostas, promovendo a harmonia interior e a conexão com a natureza. Sua prática regular é reconhecida por trazer inúmeros benefícios, como redução do estresse, melhora da flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, além de fortalecer o sistema imunológico e cardiovascular.

Registros históricos apontam o general chinês Chen Wangting como seu criador. Após a queda da Dinastia Ming, o general voltou para sua cidade natal, Chenjiagou. Lá, desenvolveu o estilo Chen de Tai Chi Chuan. Seu trabalho consolidou e sistematizou várias práticas comuns na China desde tempos ancestrais, entre eles os estilos marciais do general Qi Jiguang (1528-1588), autor do “Jixiao Xinshu” – tratado com 32 técnicas ilustradas e a síntese de 16 estilos marciais do fim da dinastia Ming.

Quando o Tai Chi Chegou ao Brasil?

O Tai Chi chegou ao Brasil no final da década de 1950. Foi trazida por imigrantes chineses e rapidamente ganhou adeptos entre os brasileiros curiosos por essa arte corporal singular.

Nas décadas seguintes, a prática se espalhou por todo o país, com a abertura de academias e a formação de instrutores brasileiros.  A Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental foi fundada em 1978, em São Paulo, onde está a maior colônia chinesa do Brasil.

Atualmente, o Tai Chi é amplamente praticado em parques, praças e centros de práticas corporais, atraindo pessoas de todas as idades e origens em busca de equilíbrio, serenidade e autoconhecimento.

Entre os seus benefícios para a saúde conhecidos estão:

  1. Aumentar a vitalidade, com mais disposição e energia para o dia-a-dia;
  2. Fortalecer os músculos;
  3. Melhorar o equilíbrio;
  4. Aumentar a concentração;
  5. Diminuir a tensão muscular;
  6. Melhorar a flexibilidade das articulações;
  7. Aliviar o estresse e combater a depressão;
  8. Equilibrar as emoções;
  9. Estimular o convívio social;
  10. Estimular o sistema nervoso e imunológico.

 

Compartilhar.