O 31º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu teve início nesta quinta-feira e vai até domingo (12). A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Kungfu Wushu e pela Federação de Wushu do Distrito Federal, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Segundo os organizadores, estão competindo cerca de 500 atletas de Brasília e de 20 estados brasileiros, de todas as faixas etárias. O evento, sediado no ginásio da AABB, em Brasília, segue todos os protocolos de segurança sanitária de prevenção à Covid -19, incluindo testagem dos atletas.

Após o Campeonato, a Federação de Kungfu Wushu do DF irá oferecer aulas gratuitas à população em diversos centros olímpicos de Brasília, este mês e em janeiro de 2022.

As modalidades são Interno; Moderno e Livre; Sanda; Shuaijiao; Tradicional e Adaptado. A competição é a etapa de maior peso para a qualificação, seleção e ranqueamento dos atletas que farão parte do processo seletivo para disputa dos campeonatos do calendário de eventos internacionais do esporte.

Quem quiser acompanhar, haverá transmissão pelo Canal do Youtube da CBKW.

Origem chinesa

O Kungfu Wushu surgiu na China, tendo chegado ao Brasil na década de 1960. Inicialmente voltado somente à comunidade chinesa, acabou se popularizando entre os brasileiros. Estima-se que são mais de 220 mil praticantes do esporte no Brasil, que se tornou uma das potências do esporte no continente, figurando sempre entre os 3 primeiros colocados nos Campeonatos Panamericanos.

Nos últimos quatro mundiais, o país totalizou 10 medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e sete de bronze. Destacam-se dois campeões mundiais de sanda: Jaimes Aires na categoria 85kg (em 1991) e Eduardo Fujihira na categoria 80kg (em 2001); e uma campeã mundial de taolu, Tânia Sakanaka na categoria baguazhang (em 2015). Nas divisões de base o destaque é o vice-campeonato conquistado por Guilherme Gama na categoria 65kg juvenil, no 7º Campeonato Mundial Júnior de Wushu realizado em Brasília (em 2018).

Confira a programação completa no site oficial.

Compartilhar.